Na abertura da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Amazonas, vice-lanterna da competição, recebeu o Grêmio Novorizontino, vice-líder do campeonato, e empatou por 0 a 0 em uma partida com chances para os dois lados. No entanto, com os goleiros Renan, do Amazonas, e Airton, do Novorizontino, o placar se manteve zerado.
Com o resultado, o Novorizontino se mantém na vice-liderança com 54 pontos, mas com uma partida a mais que Criciúma, com 53 pontos; Goiás, com 52; e Chapecoense e Remo, com 51 pontos. Caso 3 dessas 4 equipes vençam, o Tigre sairá do G-4 nesta rodada. Já o Amazonas permanece na penúltima colocação do campeonato, com 32 pontos, 5 atrás da Ferroviária de Araraquara, que soma 37 pontos e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Primeiro tempo acirrado
A equipe do Amazonas, treinada por Márcio Zanardi, jogando em casa, precisava do resultado para se aproximar de sair da zona de rebaixamento. O time começou bem a partida, com alguns cruzamentos para o experiente centroavante Henrique Almeida. Aos 13 minutos, o volante Erick Varão fez uma grande jogada pela direita e cruzou para Henrique Almeida; o centroavante não alcançou, e a bola sobrou para Fabiano, que cruzou para Kevin Ramirez finalizar para fora.
No minuto 25, novamente Kevin Ramirez teve a chance de abrir o placar, após cobrança de escanteio de Diego Torres, e cabeceou para fora, passando perto do gol de Airton.
O Grêmio Novorizontino respondeu aos 35 minutos da primeira etapa, após um vacilo defensivo do Amazonas. Waguininho roubou a bola e tocou para Robson, que experimentou de fora da área. Coube a Renan, goleiro do Amazonas, fazer uma boa defesa, impedindo o gol paulista.
No lance seguinte, o capitão Rodrigo Soares cobrou escanteio para Patrick cabecear, e Renan salvou a equipe nortista.
Renan salva o Amazonas
No primeiro minuto da 2ª etapa, o lateral colombiano Nilson Castrillón cruzou para Gabriel Domingos cabecear livre. O meia errou o alvo e jogou para fora.
Aos 20 minutos, Matheus Frizzo, ex-Coritiba e Botafogo, cobrou falta na área. O zagueiro César Martins cabeceou forte para uma grande defesa de Renan.
Após lançamento de Fábio Matheus, o atacante Airton saiu em disparada nas costas do lateral Fabiano e, quando se viu cara a cara com Renan, deu um toque por cima do goleiro. Mas Renan se recuperou e abafou a força da bola, fazendo com que Fabiano se recuperasse e evitasse o gol do Tigre de São Paulo.
O Amazonas teve a chance da 2ª etapa nos pés de Rafael Tavares, camisa 10 da equipe, que recebeu uma ajeitada de cabeça do lateral Nilson Castrillón e emendou de peito do pé para fora do gol.
Próximos jogos
O Novorizontino vai encarar, na 34ª rodada, mais um time que briga para não cair, o Botafogo-SP. A partida será no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi na próxima sexta-feira (24).
Já o Amazonas, precisando urgentemente dos 3 pontos, vai enfrentar o Athletico-PR na Arena da Baixada na segunda-feira (27).