Para modernizar e garantir mais segurança e confiabilidade nas informações dos produtores rurais, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anuncia que a partir desta segunda-feira, 15, entra em funcionamento a 2ª fase do novo Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato 2.0).
O sistema está sendo implementado para as espécies animais em três etapas. A primeira já foi implantada para atendimento na movimentação de abelhas, animais silvestres, codornas, emas, javali, peru e outras aves; nesta segunda fase, estará disponível exclusivamente para produtores que desejam transitar as seguintes espécies animais: equídeos, caprinos e ovinos, suínos, peixes e alevinos.
Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, os produtores rurais que já utilizam a plataforma Produtor Online e que necessitam realizar a movimentação de peixes e alevinos devem recuperar a senha para acessar o novo Sidato 2.0, no endereço eletrônico http://sidato2.adapec.to.gov.br. Ao acessar a plataforma, o passo a passo para a recuperação da senha estará disponível no próprio sistema.
“Vale destacar que, neste momento, o acesso ao novo Sidato 2.0 para usuários do Produtor Online é exclusivo para produtores das espécies de peixes e alevinos”, reforça Laudicéia Teles.
A implantação do Sidato 2.0 traz avanços e melhorias que fortalecem o sistema de vigilância e defesa sanitária do Tocantins, pois trata-se de uma potente ferramenta de modernização e inovação tecnológica para a defesa agropecuária. A conquista é fruto de uma parceria entre a Adapec e a Agrodefesa de Goiás, formalizada por meio de termo de cooperação técnica.
Sidato 2.0
O Sidato 2.0 traz mais segurança, agilidade e modernização aos serviços prestados pela Adapec. Ele permite que serviços antes presenciais sejam realizados on-line, facilitando a rotina do produtor e do responsável técnico. A terceira e última fase da implantação do sistema está prevista para janeiro e incluirá bovinos, bubalinos e aves.
Por Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins.





