O novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, foi informado que assumiria o cargo em uma ligação feita pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) minutos após o então ministro Carlos Lupi pedir demissão.
Na ligação, o novo ministro agradeceu a confiança. Logo em seguida, foi chamado para ir pessoalmente ao Palácio do Planalto. O nome de Wolney havia sido colocado na mesa de Lula pelo próprio Lupi.
Wolney já chegou ao Planalto tratado como ministro. Orientado a acessar o prédio pelos fundos, conseguiu não chamar a atenção e evitar jornalistas.
Assim que entrou no gabinete presidencial, foi recebido por Lula. Ouviu do presidente que seu nome estava cotado para o cargo desde o início do governo. Porém, “questões partidárias” teriam impedido a escolha naquele momento.
Wolney, segundo apurou a CNN, é considerado por Lula um “amigo da família”. Tanto que o presidente teria feito questão de ligar para o pai do novo ministro, o ex-deputado estadual de Pernambuco José Queiroz.
A chegada do amigo ministro ocorre em um dos piores momentos do governo, fruto de escândalo bilionário no INSS. Para agilizar a tentativa de estancar a crise, com a saída de Lupi, o governo decidiu acelerar a posse de Wolney Queiroz.
Além da foto e ligação, Wolney deixou o Planalto com termo de posse assinado. A nomeação foi publicada em edição extra poucas horas depois. Não há previsão de cerimônia ou pompas para a posse.