quinta-feira, 3 de setembro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Novo medicamento para prevenir HIV mostrou 100% de eficácia em estudo

A injeção semestral demonstrou maior proteção contra o vírus em comparação com outros dois medicamentos e pode ser opção para aumentar a adesão ao PrEP, na visão de pesquisadora

por CNN
17/07/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Em ensaio clínico, a injeção semestral de lenacapavir demonstrou 100% de eficácia na prevenção contra infecção por HIV
Catherine Falls Commercial/GettyImages

Em ensaio clínico, a injeção semestral de lenacapavir demonstrou 100% de eficácia na prevenção contra infecção por HIV Catherine Falls Commercial/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Um novo medicamento injetável para a prevenção do HIV mostrou 100% de eficácia em mulheres cisgênero, segundo um grande ensaio clínico realizado na África do Sul e na Uganda. A injeção, aplicada semestralmente, demonstrou maior proteção contra a infecção em comparação com outros dois medicamentos de profilaxia pré-exposição (PrEP)

A eficácia e segurança do medicamento, chamado lenacapavir, foram testadas no ensaio clínico PURPOSE 1, realizado em três locais na Uganda e 25 locais da África do Sul. O estudo avaliou a eficácia do novo PrEP e de outras duas medicações já utilizadas como prevenção da infecção por HIV, ambos comprimidos de uso diário.

ARTIGOSRELACIONADOS

Getty Images

Estatinas podem estar ligadas a um risco menor de demência em diabéticos

03/09/2026
Mufid Majnun/Unsplash

Benzetacil: antibiótico tradicional não serve para curar qualquer doença

03/09/2026

O lenacapavir é um inibidor de fusão capside, o que significa que ele interfere no capsídeo do HIV, uma capa de proteína que protege o material genético do vírus e as enzimas necessárias para a replicação. Seu uso é injetável, abaixo da pele, sendo necessária a aplicação apenas duas vezes por ano — uma a cada seis meses.

“Com zero infecções e 100% de eficácia, o lenacapavir semestral demonstrou seu potencial como uma nova ferramenta importante para ajudar a prevenir infecções por HIV”, diz Merdad Parsey, diretor médico da Gilead Sciences, que desenvolveu o medicamento, em comunicado. “Estamos ansiosos por resultados adicionais do programa clínico PURPOSE em andamento e continuamos em direção à nossa meta de ajudar a acabar com a epidemia de HIV para todos, em todos os lugares.”

Como o estudo foi feito?

O ensaio clínico testou se a injeção semestral com lenacapavir era segura e se proporcionaria melhor proteção contra o HIV como PrEP em comparação com o Truvada F/TDF, uma pílula diária utilizada amplamente há mais de uma década como PrEP.

Em segundo lugar, o estudo também testou se o Descovy F/TAF, uma pílula diária parecida com Truvada, porém mais recente e com propriedades farmacocinéticas superiores, era menos ou mais eficaz que a injeção semestral com lenacapavir.

Para isso, mulheres entre 16 e 25 anos foram aleatoriamente designadas para receber um dos três medicamentos: lenacapavir, Truvada ou Descovy. O estudo foi feito de forma duplo-cega, ou seja, nem os participantes, nem os pesquisadores sabiam qual tratamento as mulheres estavam recebendo até o teste clínico terminar.

Segundo o estudo, nenhuma das 2.134 mulheres que receberam lenacapavir contraiu HIV. Ou seja, o medicamento obteve 100% de eficiência na prevenção da infecção. Em comparação, 16 das 1.068 mulheres que tomaram Truvada (1,5%) e 39 das 2.136 que receberam Descovy (1,8%) contraíram o vírus.

Novo medicamento pode aumentar a adesão ao PrEP, diz pesquisadora

“Lenacapavir semestral para PrEP, se aprovado, pode fornecer uma nova escolha crítica para a prevenção do HIV que se encaixa nas vidas de muitas pessoas que poderiam se beneficiar da PrEP ao redor do mundo — especialmente mulheres cisgênero”, afirma Linda-Gail Bekker, diretora do Desmond Tutu HIV Center na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, e ex-Presidente da International AIDS Society, em comunicado.

“Embora saibamos que as opções tradicionais de prevenção do HIV são altamente eficazes quando tomadas conforme prescrito, lenacapavir semestral para PrEP pode ajudar a lidar com o estigma e a discriminação que algumas pessoas podem enfrentar ao tomar ou armazenar pílulas orais de PrEP, bem como potencialmente ajudar a aumentar a adesão e persistência da PrEP, dado seu cronograma de dosagem semestral”, avalia.

No ano passado, houve 1,3 milhões de novas infecções por HIV no mundo, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS). A taxa anda está acima da meta de reduzir o número de novas infecções por HIV para 500 mil casos globais para 2025, estabelecida pela entidade.

A PrEP não é a única forma de combater a Aids: ela faz parte de um conjunto de métodos preventivos, incluindo o acesso e uso de preservativos, tratamentos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e autoteste de HIV.

Próximos passos incluem testes clínicos em homens

Os estudos clínicos do Purpose 1 serão continuados, mas agora em uma fase de “rótulo aberto”. Ou seja, os participantes do estudo serão informados se estiveram no grupo que recebeu o medicamento injetável ou as outras opções orais. Eles poderão escolher e PrEP de preferência à medida que o estudo avança.

Outro passo importante é o estudo Purpose 2, que está em andamento e cujos resultados deverão ser divulgados no final deste ano ou início de 2025. O trabalho avalia o lenacapavir semestral para PrEP entre homens cisgêneros que fazem sexo com homens, homens transgêneros, mulheres transgêneros e pessoas não-binárias que fazem sexo com parceiros do sexo masculino (designado no nascimento).

O estudo Purpose 2 está em andamento no Brasil, além da Argentina, México, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos.

Se os resultados de ambos os estudos forem positivos, eles são incluídos no registro regulatório para o uso do lenacapavir como PreEP, para garantir que o medicamento seja aprovado para várias populações e comunidades que precisam de opções adicionais de prevenção ao HIV.

Os resultados deverão ser analisados a órgãos reguladores de cada país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também analisará os dados e poderá emitir recomendações, podendo adotar o medicamento nas suas diretrizes de prevenção do HIV.

Anterior

Acidente causa vazamento de produto químico e interdita rodovia Ayrton Senna em SP

Próximo

Fora de casa, Vasco bate Atlético-GO e chega a quatro vitórias consecutivas

Próximo

Fora de casa, Vasco bate Atlético-GO e chega a quatro vitórias consecutivas

LEIA TAMBÉM

Palmas

Jimmy Ogro abre Cozinha Show com receita que une carne suína e pequi

03/09/2026
Tocantins

Programação cultural gratuita no Festival Celebra Sesc 80 anos; confira os detalhes

03/09/2026
Tocantins

Procon Tocantins notifica BRK por desabastecimento e alterações na qualidade da água em Natividade

03/09/2026
Política

Em Colinas, deputado constituinte Pastor Jurandir declara apoio a Vicentinho

03/09/2026
Política

Ao lado de Vicentinho, Luxemburgo intensifica diálogo com a população em Guaraí e Colinas

03/09/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Setembro Amarelo: Escola Superior de Polícia alinha programa para valorização da vida e saúde mental dos servidores

03/09/2026
Política

Ex-prefeitos Ildislene e Valtinho mudam de lado em Caseara e passam a apoiar Vicentinho

03/09/2026
Segurança

Guarda Metropolitana prende homem por violência doméstica no Setor Taquari

03/09/2026
Palmas

Consultório na Rua leva saúde e cidadania a pessoas em situação de rua em Palmas

03/09/2026
Palmas

Por meio de votação digital, público ajudará a escolher os melhores pratos do concurso gastronômico

03/09/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Setembro Amarelo: Escola Superior de Polícia alinha programa para valorização da vida e saúde mental dos servidores
  • Ex-prefeitos Ildislene e Valtinho mudam de lado em Caseara e passam a apoiar Vicentinho
  • Guarda Metropolitana prende homem por violência doméstica no Setor Taquari

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Rozeane
 Feitosa/Governo do Tocantins

Setembro Amarelo: Escola Superior de Polícia alinha programa para valorização da vida e saúde mental dos servidores

03/09/2026

Ex-prefeitos Ildislene e Valtinho mudam de lado em Caseara e passam a apoiar Vicentinho

03/09/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.