quinta-feira, 30 de julho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Novo medicamento para combater a malária é desenvolvido por cientistas

Dupla ação do composto impede que parasita desenvolva resistência a medicamentos, o que o torna promissor na luta contra a doença

por CNN
27/09/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Mosquito Anopheles, vetor do patógeno da malária • Foto: James Gathany/CDC

Mosquito Anopheles, vetor do patógeno da malária • Foto: James Gathany/CDC

CompartilharCompartilhar

Cientistas norte-americanos desenvolveram um novo medicamento contra a malária. Chamado MED6-189, o remédio é eficaz contra cepas de P. falciparum, parasita causador da doença, que são resistentes a medicamentos. A novidade foi relatada em estudo publicado nesta quarta-feira (26) na revista científica Science.

O medicamento foi testado em laboratório in vitro e em camundongos humanizados – ou seja, projetados para terem sangue humano. Segundo os pesquisadores, o MED6-189 funciona mirando e interrompendo uma organela encontrada nas células do parasita e as vias de tráfego vesiculares.

ARTIGOSRELACIONADOS

Kateryna Kon/Science Photo Library/Getty Images

Redução súbita da visão e dor de cabeça podem ser sinais de aneurisma

30/07/2026
SEBASTIAN KAULITZKI/BIBLIOTECA DE FOTOS CIENTÍFICAS/Getty Images

Intestino envia sinais que podem ajudar o cérebro a guardar memórias

30/07/2026

Esse duplo modo de ação impede que o patógeno desenvolva resistência a medicamentos, o que torna o novo remédio um composto antimalárico altamente eficaz e promissor na luta contra a doença.

“A interrupção do apicoplasto e do tráfego vesicular bloqueia o desenvolvimento do parasita e, portanto, elimina a infecção em glóbulos vermelhos e em nosso modelo de camundongo humanizado de malária por P. falciparum“, explica Karine Le Roch, professora de biologia molecular, celular e de sistemas na University of California – Riverside (UCR) e autora sênior do artigo, em comunicado. “Descobrimos que o MED6-189 também era potente contra outros parasitas zoonóticos de Plasmodium, como P. knowlesi e P. cynomolgi.”

O MED6-189 é um composto sintético inspirado em um composto extraído de esponjas marinhas. O laboratório de Christopher Vanderwal, professor de química e ciências farmacêuticas na University of California Irvine – uma das universidades envolvidas no estudo – sintetizou o composto.

“Muitos dos melhores agentes antimaláricos são produtos naturais ou são derivados deles”, explica Vanderwal. “Por exemplo, a artemisinina, inicialmente isolada da planta absinto doce, e análogos dela, são criticamente importantes para o tratamento da malária. O MED6-189 é um parente próximo de uma classe diferente de produtos naturais, chamados isocianoterpenos, que parecem ter como alvo múltiplas vias em P. falciparum. Isso é benéfico porque se apenas uma via tivesse sido alvo, o parasita poderia desenvolver resistência ao composto mais rapidamente.”

Quando os pesquisadores administraram o MED6-189 em camundongos infectados com P. falciparum, eles descobriram que o medicamento limpou os parasitas dos animais. A equipe também testou o composto contra P. knowlesi, um parasita que infecta macacos, e descobriu que ele funcionou como pretendido, limpando os glóbulos vermelhos infectados.

O parasita causador da malária é transmitido para humanos pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos Anopheles (mosquito-prego), que são mais abundantes ao entardecer e ao anoitecer. Os sintomas podem incluir febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 247 milhões de casos de malária foram registrados em 2021 em 84 países endêmicos.

No Brasil, a região amazônica é considerada área endêmica para malária no país, registrando 99% dos casos autóctones (aqueles com provável local de transmissão no Brasil). Conforme os dados do Ministério da Saúde, em 2022, foram registradas 2.114 internações por malária no território nacional, representando um aumento de 18,1% em relação a 2021 (1.790). No mesmo ano, ocorreu um aumento de 180% de óbitos na região extra-amazônica, um crescimento de cinco para 14 mortes.

A equipe de pesquisadores planeja continuar otimizando o MED6-189 e confirmar os mecanismos de ação do composto modificado usando uma abordagem de biologia de sistemas, que consiste em pesquisa biomédica para entender como diferentes organismos vivos e células interagem em escalas maiores.

Anterior

Milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente: entenda impactos na saúde

Próximo

VESTIBULAR UFT 2025/1: último dia de inscrições

Próximo
Campus da UFT em Palmas — Foto: Poliana Macedo/UFT

VESTIBULAR UFT 2025/1: último dia de inscrições

LEIA TAMBÉM

Palmas

Tráfego na Serra de Taquaruçu tem rota alternativa para veículos pesados e ônibus

30/07/2026
Segurança

Guarda Metropolitana prende suspeito de furto em estabelecimento na Praia da Graciosa

30/07/2026
Tocantins

Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

30/07/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas paga salário de servidores nesta sexta-feira, 31

30/07/2026
Educação

Porto Nacional reúne educadores para formação sobre cooperação e educação financeira

30/07/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Tereza Cristina avisa aliados que aceitou ser vice de Flávio Bolsonaro

30/07/2026
Esportes

Danilo Pereira é apresentado pelo Botafogo e assume a camisa 9 do time

30/07/2026
Tocantins

Bico do Papagaio abraça projeto de Laurez Moreira e clama por um Tocantins melhor para viver

30/07/2026
Tocantins

No Bico do Papagaio, Laurez Moreira apresenta a Quinta Frente de Desenvolvimento para gerar mais emprego e renda

30/07/2026
Palmas

Trabalho contínuo da Prefeitura de Palmas reduz demanda por serviço de tapa-buracos

30/07/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Tereza Cristina avisa aliados que aceitou ser vice de Flávio Bolsonaro
  • Danilo Pereira é apresentado pelo Botafogo e assume a camisa 9 do time
  • Bico do Papagaio abraça projeto de Laurez Moreira e clama por um Tocantins melhor para viver

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Carlos Moura/Agência Senado e Andressa Anholete/Agência Senado

Tereza Cristina avisa aliados que aceitou ser vice de Flávio Bolsonaro

30/07/2026
Vítor Silva/ Botafogo

Danilo Pereira é apresentado pelo Botafogo e assume a camisa 9 do time

30/07/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.