A NFL anunciou, nesta sexta-feira (26/9), um acordo para levar, a partir de 2026, ao menos três jogos de temporada regular ao Rio de Janeiro. O Maracanã será palco, já no próximo ano, da primeira partida oficial de futebol americano em sua história, em mais um passo da liga para expandir o esporte internacionalmente.
“Aproveitando o sucesso dos jogos em São Paulo, não poderíamos estar mais empolgados em jogar em uma das cidades mais icônicas do mundo, o Rio de Janeiro. Estamos ansiosos para trabalhar próximos aos nossos parceiros municipais e estaduais no Rio, no histórico Maracanã, aprofundando nossos laços com dezenas de milhões de fãs no Brasil e em toda América do Sul”, declarou o comissário da NFL, Roger Goodell.
A liga justificou a expansão ao Brasil citando o êxito dos espetáculos realizados em São Paulo e o elevado engajamento da torcida brasileira. Goodell comemorou a escolha do Rio e prometeu colaboração com autoridades municipais e estaduais para o evento ter força e visibilidade.
Para o prefeito Eduardo Paes, essa parceria multiprofissional representa “o casamento perfeito” entre a NFL e a cidade, e afirmou que será um marco ver futebol americano no Maracanã no “templo mais icônico do futebol mundial”.
Até hoje, a NFL já promoveu 56 partidas de temporada regular fora dos EUA, com sedes como Londres, Frankfurt, Cidade do México, Munique, São Paulo e Toronto. Em 2025, Dublin, Berlim e Madri também receberão jogos internacionais. No ano que vem, a liga fará a estreia na Oceania com um jogo em Melbourne.
No Brasil, dois jogos já foram disputados: o primeiro em 2024 (Green Bay Packers x Philadelphia Eagles, em São Paulo) e o segundo no início de setembro de 2025 (Kansas City Chiefs x Los Angeles Chargers), com público de 47.627 pessoas. A NFL estima que o país conta com mais de 36 milhões de fãs da modalidade.