por Andréa Marques/Governo do Tocantins
Equipes do Parque Estadual do Cantão (PEC), da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e do projeto Restaura Cantão iniciaram uma força-tarefa de combate aos incêndios florestais. O planejamento estratégico foi realizado nesta terça-feira, 5, em uma reunião voltada à preparação e organização de ações integradas para garantir uma resposta rápida e eficiente diante de possíveis focos de fogo na região.
Entre as medidas definidas estão o planejamento das ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF), a definição do cronograma de escala de plantão das brigadas, assegurando o pronto atendimento a ocorrências. Também será realizada a implantação de bases estratégicas, facilitando o deslocamento e atuação rápida das equipes em áreas críticas.
Outras ações incluem o monitoramento contínuo de focos de calor, a intensificação da informação à população sobre a suspensão de queimas controladas e os riscos de incêndios durante a estiagem, além da execução de aceiros mecanizados em áreas com alta carga de material combustível.
Nesta semana, equipes de brigadistas estão de prontidão em bases montadas nos Projetos de Assentamento (PAs) Macaúba, em Pium, e Manchete, em Marianópolis. Uma equipe adicional do Parque Estadual do Cantão também está mobilizada e pode ser deslocada conforme a necessidade.
A partir da próxima semana, novas bases de apoio devem ser implantadas em outros pontos estratégicos da região, atualmente em fase de planejamento. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta das brigadas e minimizar os impactos ambientais causados pelo fogo.