Por Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), recebeu nesta terça-feira, 7, um micro-ônibus que será destinado ao Parque Estadual do Cantão (PEC).
O veículo adquirido com recursos de compensação ambiental, será utilizado para atender às demandas e aprimoramento da gestão do Parque, contribuindo para o desenvolvimento das atividades relacionadas à biodiversidade na região.
A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Perla Oliveira, destacou a importância do novo micro-ônibus para o PEC. “Este veículo é um recurso destinado para unidade de proteção integral, e sua aquisição foi possível graças à compensação ambiental, que deve ser direcionada exclusivamente às Unidades de Conservação (UCs). A chegada de novos itens, como este micro-ônibus, é um avanço significativo para a implementação da legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) que é a compensação ambiental direto para as UCs. Esses recursos são fundamentais para atender às demandas de gestão do parque e garantir a efetividade das ações de conservação”, ressaltou.
O consultor técnico responsável pelo empreendimento, Rodrigo Ribeiro, comenta sobre a entrega do veículo ao órgão. “Realizamos a entrega do micro-ônibus ao Naturatins em cumprimento às obrigações da compensação ambiental de operação do empreendimento. É uma das etapas da regularização ambiental que está sendo cumprida, visando a devida utilização, o ganho socioambiental e a regularização para o empreendimento”, ressaltou.
Compensação ambiental
O mecanismo de compensação ambiental, previsto na legislação brasileira, busca mitigar os impactos de empreendimentos sobre o meio ambiente, promovendo a preservação de áreas sensíveis, a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento das Unidades de Conservação.