Na 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que segue até o sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reforça seu compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade. Com um estande interativo, o órgão promove atendimentos, distribuição de mudas nativas e orientação ao público sobre licenciamento ambiental, regularização de propriedades e preservação dos recursos naturais.
Entre os visitantes, destacou-se a estudante Sara Oliveira, de 16 anos, da Escola Estadual Vale do Sol, localizada na região sul de Palmas. Ao receber mudas de ipê rosa e outras espécies, Sara compartilhou seu entusiasmo.
“Vejo que está tendo muito desmatamento, e plantar árvores é muito importante. E eu vou plantar essas plantas também lá na área verde que tem perto de casa, perto de uma creche. Eu e minha mãe tem esse negócio de pegar umas plantas e ir plantando lá onde tem o planejamento de ser um parque”, pontuou Sara.
O supervisor da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, Abel Andrade, presente no estande, ressaltou a importância da participação ativa da comunidade. “A presença de jovens como a Sara é inspiradora. Ver essa nova geração engajada na conservação ambiental nos dá esperança de um futuro mais sustentável. O Naturatins está aqui para apoiar e orientar iniciativas como essa”, pontuou.
A Agrotins 2025, com o tema “AgroEvolução”, consolidou-se como a maior feira agrotecnológica do Norte do Brasil, reunindo produtores, técnicos, estudantes e expositores de diferentes municípios tocantinenses e de outros estados do País. O evento se destaca por promover o desenvolvimento agropecuário, demonstrando as potencialidades e divulgando ações de pesquisas e tecnologias ao setor produtivo.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.