O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) representa o Tocantins no 8º Encontro do Fórum Nacional de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O evento, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, segue até esta sexta-feira, 18, e celebra os 25 anos do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza), com o lema “Integração e Conexão”.
O encontro reuniu representantes de todas as regiões do país com o objetivo de fortalecer a articulação federativa na gestão das Unidades de Conservação, discutir avanços e desafios do SNUC e impulsionar políticas públicas voltadas à preservação da biodiversidade e contou com a presença de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Durante o evento, a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto, Perla Ribeiro, destacou a importância do Tocantins na conservação dos biomas Cerrado e Amazônia ao ressaltar os esforços do Naturatins para garantir a proteção da biodiversidade e a integridade ecológica dos territórios protegidos. Ela também enfatizou que as Unidades de Conservação são espaços de pertencimento e conexão entre a sociedade e a natureza. “Ao ampliar o acesso da população a esses territórios, por meio de ações planejadas de visitação e uso público, fortalece-se a valorização da biodiversidade e o engajamento social na conservação dos nossos patrimônios naturais”, pontuou a gestora.
O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi um dos cenários simbólicos escolhidos para a comemoração, que representa a importância das Unidades de Conservação urbanas e sua conexão com a sociedade.
O evento contou com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio, Museu do Amanhã, entre outros parceiros.
Sobre o SNUC
Criado pela Lei nº 9.985/2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza reúne as diversas categorias de unidades de conservação brasileiras, sendo um dos principais instrumentos da política ambiental do país. Com 25 anos de história, o SNUC desempenha papel estratégico na proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e na mitigação das mudanças climáticas.