Por Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Orienta Naturatins, levou serviços do órgão ambiental para pequenos produtores e agricultores familiares do município de Aguiarnópolis, região norte do estado. A iniciativa foi realizada entre os dias 27 e 28 no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Governadoria (Segov), em conjunto com outros órgãos que integram o Poder Executivo estadual, foi voltada para a população, especialmente os empreendedores locais, produtores rurais, comerciantes, trabalhadores autônomos e famílias afetadas pela interrupção do acesso à Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK).
O Naturatins forneceu atendimentos ambientais, com esclarecimentos de dúvidas e prestação de serviços relacionados ao licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d’água e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Ricardo Marques, destacou a importância do evento. “O Naturatins esteve presente durante a ação levando informações e diversos serviços que o órgão disponibiliza. A participação popular foi significativa. Um momento de ajudar a comunidade a superar os desafios impostos pela queda da ponte, garantindo assim que todos tenham acesso aos recursos necessários para prosperar”, destacou.
O evento contou com a presença do secretário-executivo da Governadoria, Homero Barreto, que representou o governador Laurez Moreira. “O Estado está presente aqui, em Aguiarnópolis, com todas as secretarias para esta ação que vai trazer bons resultados. Estamos convictos de que essas ações vão permitir a organização da sociedade local para voltar à normalidade depois dos transtornos sociais e econômicos causados com a queda da ponte JK, que impactou toda a região”, afirmou.
O prefeito do município, Wanderli do Santos, agradeceu os serviços ofertados à população e ressaltou a relevância das ações para o funcionamento do município. “Sabemos que os serviços ofertados são essenciais para o funcionamento de toda a estrutura do município. O Naturatins tem um papel importante na condução dessas ações, junto com os produtores, município e comunidade em geral. São momentos importantes para que a comunidade esclareça dúvidas com os técnicos responsáveis”, destacou.
Durante a ação, a agricultora Rosália Santos Barros, enfatizou que o apoio é crucial para aqueles que vivem na zona rural e buscam alternativas de produção. “Esses serviços permitirão que nós produtores rurais possamos cultivar e vender nossos produtos, oferecendo oportunidades para pequenos agricultores da região. Fomos em busca de serviços que nos ajudem a produzir e prosperar. Estou animada com as possibilidades que essa ação possa nos proporcionar daqui para frente”, ressaltou.
Para o consultor ambiental, Arley Silva, que esteve presente na ação para esclarecer dúvidas sobre processos no sistema ambiental do Naturatins, a iniciativa ajuda a população a entender como é o processo junto ao órgão. “Vim na ação buscar atendimento e verificar o andamento dos processos relacionados ao Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam). É sempre válido visitar as ações do Estado para entender melhor os serviços prestados e obter mais informações. Com essas iniciativas, acredito que os órgãos se aproximam cada vez mais da população, oferecendo serviços com carinho e respeito. O povo merece atenção e um bom atendimento das instituições estaduais. É gratificante ver esse compromisso sendo cumprido aqui na região “, concluiu.







