Por Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Unidade Regional de Paraíso, iniciou, nesta segunda-feira, 18, na sede do órgão ambiental em Paraíso do Tocantins, o Projeto de Saúde Mental Cuidar de Quem Cuida do Meio Ambiente. A iniciativa é voltada à valorização do servidor público e à promoção do equilíbrio emocional e do bem-estar coletivo. A ação terá encontros mensais, com o próximo marcado para 15 de setembro.
O projeto tem como propósito promover ações sistemáticas de valorização humana, prevenção de adoecimento emocional e fortalecimento da motivação coletiva. A proposta contempla encontros periódicos com atividades de reflexão, dinâmicas de grupo, orientações terapêuticas e momentos de integração, sempre voltados a criar um espaço de acolhimento e escuta.
A servidora do Naturatins, Nilda Vasconcelos, que também é terapeuta, conduziu o encontro e apresentou falas inspiradoras sobre a importância de cuidar da saúde mental, especialmente para aqueles que, diariamente, dedicam seus esforços à preservação ambiental e à defesa da natureza. Durante as atividades, foram realizadas dinâmicas de “limpeza mental”, que estimularam a reflexão sobre hábitos passíveis de transformação, além de exercícios de respiração voltados ao alívio do estresse e ao fortalecimento da qualidade de vida.
Foram realizadas dinâmicas de autoajuda emocional sobre limpar a mente dos sentimentos negativos. “Foi muito importante participar deste projeto, pois todos nós temos a necessidade de compreender quem somos e a capacidade que possuímos, tanto como pessoas quanto na forma de aliviar o estresse e a ansiedade. Hoje ocorreu o primeiro encontro do projeto, que nasceu de uma conversa com a supervisora Rute Marinho. Após definirmos a data, iniciamos as atividades com o objetivo de promover o bem-estar emocional e social no ambiente de trabalho”, finaliza Nilda.
O momento foi aberto de forma especial com a participação musical do servidor Youssef Revy Ribeiro, que interpretou a canção Todos Somos Iguais, transmitindo uma mensagem de união e respeito às diferenças, e reforçando a importância da empatia e da coletividade no ambiente de trabalho.
A supervisora da Unidade Regional de Paraíso, Rute Marinho, conta que a ação tem como foco a saúde e bem-estar dos servidores. “Juntamente com a Nilda, que, além de suas funções administrativas, também possui formação e experiência como terapeuta, identificamos uma estratégia para integrar suas competências ao contexto institucional. A partir de diálogos e observações realizadas na rotina de trabalho, verificamos que muitos servidores apresentavam sinais de sobrecarga, ansiedade e desmotivação decorrentes das demandas diárias. Com isso veio a ideia do projeto, que busca cuidar de cada servidor, reconhecendo que a saúde mental é um pilar essencial para o desempenho das funções e para a construção de um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e motivador. Então, surgiu a necessidade de estruturar uma iniciativa voltada ao cuidado da saúde mental dos colaboradores. Esperamos contribuir para a melhoria do clima organizacional, aumentar a resiliência dos servidores diante das demandas, reduzir índices de desgaste emocional e, sobretudo, reconhecer a importância de cuidar de quem dedica sua energia e seu trabalho à proteção e conservação do meio ambiente”, destaca.
Com esse primeiro encontro, o Naturatins reafirma o compromisso de investir em ações que valorizam as pessoas que compõem sua equipe, criando espaços de escuta, aprendizado e fortalecimento do bem-estar.