Por Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou, nesta quinta-feira, 4, no Parque Estadual do Lajeado (PEL), a última turma do programa Qualidade de Vida Emocional, voltado aos servidores do órgão ambiental. Ao longo de quatro encontros, os participantes realizaram dinâmicas em grupo, exercícios emocionais, atividades de raciocínio lógico, agilidade e trabalho coletivo.
O programa teve como objetivo promover autoconhecimento, autoestima e melhorar a comunicação e o relacionamento entre as equipes.
Iniciado em 2024, o programa é uma iniciativa do setor de Recursos Humanos, em parceria com a psicóloga Rosilda Lopes de Lima e as equipes de Fiscalização do Naturatins. Desde então, mais de 160 servidores das áreas de Transporte, Fiscalização, Biodiversidade, Serviços Gerais e Brigada passaram pelas atividades. As ações foram realizadas com servidores que atuam em Palmas, Araguaína, Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Parque Estadual do Cantão (PEC), Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado e no PEL.
De acordo com a psicóloga Rosilda Lopes de Lima, que está à frente da capacitação, o programa foi bem recebido pelos servidores do órgão. “A ideia surgiu com o coronel Edvan de Jesus, que percebeu que a equipe enfrenta um trabalho estressante e, às vezes, perigoso, e precisava de momentos para cuidar da saúde emocional. A primeira turma foi implementada com a equipe dele e, posteriormente, outros gerentes viram a necessidade de expandir a ação para outros setores. O programa trabalha questões de relacionamento, comunicação, autoestima e valorização pessoal. Os participantes passaram a compreender melhor como estabelecer empatia e cooperação entre si”, explicou.
A psicóloga também destacou que o projeto possibilitou que os servidores descobrissem talentos desconhecidos. “Eles perceberam habilidades que normalmente não seriam identificadas. Na essência, o programa tem esse propósito: fortalecer a autoestima, a motivação, os relacionamentos, a comunicação e ajudar cada um a compreender seus valores e onde precisa evoluir. A ideia é que a pessoa seja mais feliz consigo mesma. Não se trata de um treinamento técnico voltado à instituição, mas de uma iniciativa de qualidade de vida para quem participa”, ressaltou.
Para a supervisora do PEL, Camilla Muniz, a implementação do programa foi bastante positiva. “Foram quatro dias de capacitação com 22 servidores do PEL e oito da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, divididos em duas turmas para respeitar os plantões. Tivemos atividades diversificadas e muita interação. Conseguimos identificar talentos adormecidos e algumas dificuldades da equipe, o que nos ajudará a adequar o trabalho de acordo com cada pessoa. Sentimos que os colaboradores gostaram, se reconheceram na capacitação e muitos já manifestaram interesse em atendimentos individuais. Agora vamos alinhar com a psicóloga Rosilda para termos uma equipe cada vez mais saudável emocionalmente e com resultados ainda melhores para a população tocantinense”, destacou.
A brigadista do PEL, Lucimara Barbosa da Silva, ressaltou que a capacitação trouxe mais esclarecimento e empatia para com os colegas de trabalho. “Tenho dois anos aqui no Parque e nesses dias de curso de Qualidade de Vida Emocional aprendi muito. A capacitação me deu mais clareza para trabalhar em equipe, entender e ajudar as dificuldades dos colegas sem julgamentos, valorizar a parceria e o companheirismo. Esse curso foi importante não só para o trabalho, mas também para a vida pessoal”, afirmou.