Na 25ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, apresenta os projetos públicos de irrigação, e um dos destaques no estande é o Projeto de Irrigação Manuel Alves, localizado em Dianópolis (TO), região sudeste.
Considerado um dos maiores e mais bem-sucedidos polos de produção de frutas do Tocantins, o Projeto de Irrigação Manuel Alves transforma água em desenvolvimento. São 3.792 hectares irrigados com as águas da barragem do Rio Manuel Alves, divididos em 213 lotes que unem pequenos irrigantes qualificados e empresários rurais.
A produção de frutas como banana, coco, manga, abacaxi, maracujá, abóbora, melancia, movimenta mais de R$ 30 milhões por ano. São 14 toneladas de frutas distribuídas no mercado interno e nos estados vizinhos como Bahia, Goiás, Pará, Mato Grosso e no Distrito Federal. E ainda em um curto período, a previsão é de exportação dessa produção para países da Europa.
E para garantir mais economia e sustentabilidade, o Estado está investindo na instalação de uma usina fotovoltaica, que vai abastecer os sistemas de bombeamento que distribuem água aos irrigantes.
“Em fase final de instalação e inauguração prevista para este semestre, a usina terá capacidade de gerar 1,211 megawatts, garantindo menor custo com energia, mais segurança e respeito ao meio ambiente”, explicou o secretário Ubiratan Carvalho.
Agrotins 25 anos
Com o tema AgroEvolução, a maior feira de tecnologia agropecuária da Região Norte do país segue até este sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, com uma programação repleta de oficinas, workshops, debates, exposições e atendimentos diretos.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.