Os sabores típicos do Cerrado ganharam destaque na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins25 anos), que segue até sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Mauro Mendanha, em Palmas. Com o apoio do Governo do Tocantins, produtos derivados dos frutos do Cerrado atraem visitantes e revelam o potencial das famílias que vivem nas Unidades de Conservação, geridas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A iniciativa fortalece essas comunidades por meio da geração de renda, da conservação ambiental e da valorização cultural.
Doces, farinhas, óleos vegetais e paçocas artesanais compõem a rica diversidade de produtos disponíveis no Pavilhão da Agricultura Familiar.
Nesse espaço, a vivência com o bioma Cerrado se transforma em alimento, identidade cultural e oportunidade de negócios para as comunidades das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Jalapão e Ilha do Bananal/Cantão.
Entre os expositores está Seu Zé Meninim, agroextrativista com mais de 20 anos de experiência e morador da Comunidade Fazenda Nova, na APA do Jalapão. Em sua quarta participação na Agrotins, ele fala com orgulho sobre sua trajetória e destaca a importância do evento para quem vive das riquezas que o Cerrado oferece. “Eu sou o Zé Meninim. Há quatro anos, exponho meus produtos na Feira com o apoio do Governo do Estado. Participar deste evento é um grande privilégio pra gente. Aqui, mostramos nosso trabalho, vendemos nossos produtos e levamos conhecimento ao público”, afirma.
No estande, ele expõe produtos como o doce de buriti, as castanhas de pequi e de baru, além da tradicional farinha de jatobá. “A farinha feita na nossa comunidade, hoje faz parte da merenda escolar do estado. E todos os produtos que vendemos aqui, na Agrotins, já nos trouxeram muitos clientes, inclusive de fora do Tocantins”, completa.
Outro destaque do pavilhão é a Moradora do município de Novo Acordo, dona Maria Rita. A partir do conhecimento passado de geração em geração, ela trabalha com a produção de óleos vegetais e alimentos tradicionais derivados dos frutos do Cerrado.
Em seu estande, os visitantes encontram óleos de buriti, de pequi e de mamona, além de paçoca de gergelim, doces de buriti e de pequi com rapadura, produtos que carregam o sabor e a tradição da região do Jalapão. “É uma alegria muito grande participar da Agrotins. Aqui, a gente tem a oportunidade de mostrar nosso trabalho, trocar experiências e conquistar novos clientes. Só tenho a agradecer por esse espaço que valoriza o que é nosso, do Cerrado”, afirma Maria Rita.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos doagronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.