O campeonato de rodeio em touros da Professional Bull Riders (PBR) realiza neste fim de semana a primeira etapa do ano de 2025. A prova será no tradicional palco do Madison Square Garden, em Nova York, com três dias de duelos e uma estreia nas competições da liga: o Desafio de Equipes. A prova começa já nesta sexta-feira (3/5) e vai até domingo (5/5).
A última prova de 2024, disputada em Albany, no Estado de Nova York, teve como destaque um brasileiro. Julio Cesar Marques surpreendeu, parou nos três touros que montou e ganhou sua primeira fivela de ouro no Unleash the Beast, a primeira divisão da liga. De quebra, subiu para a terceira posição no ranking mundial da temporada com 253,33 pontos.
Mas o homem a ser batido ainda é o “fenômeno adolescente” John Crimber, de 19 anos. Mesmo não terminando tão bem a etapa de Albany, ele se manteve na liderança do campeonato, com 352 pontos, seguido de perto por Dalton Kaesel, com 302. Ele já venceu dois eventos na atual temporada, o de abertura, em Tucson, no Arizona, em novembro de 2024, e o de Saint Louis, no Missouri.
Atual vice-campeão do mundo, ele tenta conquistar seu primeiro título mundial na divisão de elite da PBR. Ele soma 9 paradas e 16 queda no campeonato, um aproveitamento de 56,25% das montarias. Suas premiações somam US$ 123,8 mil.
Em Nova York, vai duelar na primeira rodada com Whiskey Trip. O animal é o atual número 33 do ranking mundial dos touros, com uma nota média de 43,75. Na temporada 2024/25, ele foi para a arena em dois eventos. Em Tucson, no Arizona, foi derrotado por Sage Steele Kimzey, em uma montaria que rendeu uma nota 89 no primeiro dia de competição.
Na etapa de Saint Louis, Whiskey Trip foi vencido pelo próprio Crimber, na segunda rodada da prova. A nota do animal foi de 44,25, totalizando um total de 91,25 na montaria do atual líder do mundial.
Kaesel, atual vice-lider, vai montar Exodus na primeira rodada no Madison Square Garden. O animal participou de dois eventos na temporada e é o atual 233 do ranking mundial. Sua nota média é de 41,5 pontos.
Desafio de Equipes
A etapa do Unleash the Beast em Nova York marcará também a estreia do Desafio de Equipes. A PBR informou em seu site oficial, que a ideia é trazer para o mundial individual um pouco da emoção da Team Series, competição realizada no intervalo entre as temporadas. Com exceção de dois eventos, todos os outro terão um confronto entre dois times.
O Desafio das Equipes será na primeira rodada de montarias de cada evento. Diferentemente da Team Series, em que os confrontos são entre cinco competidores, serão seis contra seis. Se uma equipe tiver seis peões habilitados para o desafio, todos competem. Se tiver mais, o técnico escolhe os seis do desafio, mas todos seguem na competição individual.
Se uma equipe não tiver seis peões habilitados para o desafio, pode escolher um competidor da sua lista, mesmo que não esteja classificado para a competição individual. Se, mesmo assim, não completar os seis postos, pode contratar um agente livre para competir. E este competidor só poderá montar no desafio da etapa para a qual foi contratado.
No duelo, cada peão monta um touro e, no final, o somatório das notas definem a equipe vencedora. Como acontece nas demais competições da PBR, a ordem de montarias é definida por sorteio. E os peões pode ter a opção de repetir sua atuação, caso não esteja satisfeito com o resultado. Aceitar ou não o chamado “repete” ficará a cargo do treinador da equipe.
Os resultados não valem para a PBR Team Series. Mas contam para a classificação e para o ranking individual dos competidores no Unleash The Beast, a competição individual. Assim, os competidores que conseguirem pontuações suficientes disputarão as rodadas seguintes da etapa.
Em Nova York, o confronto será entre o time da casa, o New York Mavericks, e o Flórida Freedom, que tem John Crimber, atual líder do ranking mundial, como um de seus integrantes. A equipe, aliás, é treinada pelo pai de John, o brasileiro Paulo Crimber, considerado uma lenda das arenas no Brasil e nos Estados Unidos.
Na Team Series de 2024, os Mavericks não começaram bem. Terminaram a temporada regular em décimo lugar, empatado com o Arizona Ridge Riders. Mas, no final, conseguiram uma vaga na grande final em Las Vegas. Com um baixo aproveitamento de montarias durante a competição, acabou terminando em oitavo lugar na classificação geral.
Já o Freedom teve motivos para celebrar no ano passado. Com um aproveitamento de 47,9% nas montarias, o time terminou em terceiro lugar na classificação na temporada regular. De quebra, ainda saiu de sua escalação o Most Valuable Player (MVP), o competidor mais valioso: John Crimber. A equipe terminou a Team Series em terceiro lugar.
O Desafio das Equipes nas provas individuais da PBR será feito em 15 eventos do Unleash the Beast. O último será no dia 26 de abril, na etapa de Tacoma.