Lideranças de religiões de matriz africana em Palmas, representadas pela Afeccamto e pelo Conselho de Casas Fundadoras da Feccamto, divulgaram nesta quinta-feira, 11, uma carta ao governador em exercício, Laurez Moreira, em que pedem a manutenção da Secretaria de Igualdade Racial como pasta autônoma. No documento, os signatários afirmam que a fusão com outras secretarias representaria um “retrocesso” nas conquistas ligadas à promoção da igualdade e reivindicam que a escolha do titular seja feita em diálogo com os movimentos negro e religioso. Leia a íntegra:
Prezado Governador Laurez Moreira
Nós, povos de terreiro de Palmas – representados pela Afeccamto – e o Conselho de Casas fundadoras da FECCAMTO – Federação das Casas de Culto de Matriz Africana do Tocantins, manifestamos por meio desta nota, nosso desejo de que seu governo, pelo tempo que durar, represente os ideais de igualdade do povo tocantinense, respeitando os recortes de gênero, cor, raça e tratando igualmente nós todos, que somos cidadãos iguais em direitos.
Compreendendo que suas primeiras medidas visam simplificar a máquina estatal, e promover economia, gostaríamos de REIVINDICAR a permanência da Secretaria de Igualdade Racial, como um organismo vivo, promotor de políticas de igualdade, autônomo e eficaz nas suas ações.
Caro Governador, fundir duas pastas tão diferentes, e de políticas tão importantes configura um RETROCESSO nos espaços conquistados por todos nós que levantamos a bandeira da igualdade de tratamento e de oportunidades em nosso Estado.
Neste sentido, REQUEREMOS a preservação da pasta da Igualdade Racial, e que sua indicação passe pelos movimentos negro, de igualdade religiosa e no âmbito dos partidos, no campo democrático que dá sustentação às políticas públicas do Governo Federal.
Busque um nome nesta base que o senhor terá amplo apoio dos nossos movimentos para as políticas públicas do seu governo.
Cordialmente,
Diretoria da Afeccamto e Conselheiros da Feccamto
Luciana Caroline – Mãe Carol da Oxum – Presidente da Afeccamto Pai Luzivaldo de Omolu – Vice- Presidente da Afeccamto
Iya Ifalore – Roberta de Osoguiã – Presidente do Conselho das Casas Fundadoras da FECCAMTO