As principais vítimas fatais de acidentes de trânsito em Palmas são motociclistas com idade entre 18 e 25 anos, segundo dados do Programa Vida no Trânsito (PVT), apresentados pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) durante lançamento da campanha Maio Amarelo 2024.
O uso de bebida alcoólica foi apontado como principal fator de acidentes. Conforme os dados, o fim de semana, de sexta-feira a domingo, concentra o maior número de acidentes. As estatísticas são referentes aos anos de 2021, 2022, 2023 e parciais de 2024.
O excesso de velocidade e falta de atenção no trânsito também são vistos como vilões do trânsito. Rayane Santos Gomes, de 27 anos, e o namorado Daniel Barbosa Martins, de 28 anos, foram atropelados quando estavam no acostamento da rodovia TO-030. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o motorista perdeu o controle do carro numa curva sinuosa da região serrana de Taquaruçu.
O consultor de vendas Jordan Siqueira Sousa, de 19 anos, sofreu um acidente no mesmo local minutos antes, e estava sendo socorrido pelo casal. Ao g1, ele disse que estava caído no chão quando viu o carro “muito desgovernado” atropelar o casal e passar por cima de duas motos. Rayane morreu no local e Daniel está internado em estado grave.
O motorista, de 38 anos, foi preso em flagrante por homicídio culposo no trânsito e lesão corporal culposa no trânsito. O nome dele não foi informado e o g1 não conseguiu contato com a defesa dele.
No ano de 2021 foram registrados 68 mortes no trânsito de Palmas. No ano seguinte, 2022, foram 60 mortes. Já em 2023, ocorreram 54 vítimas fatais, representando uma queda de 20% no número de mortes no trânsito. A avenida Teotônio Segurado é a via com maior quantidade de sinistros com vitimas fatais, seguida da rodovia BR-010.
Segundo a coordenadora de Projetos do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Palmas, Claudete Nascimento, o mau uso do capacete pelos motociclistas, falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), excesso de velocidade, uso do celular e alcoolemia estão entre os fatores presentes em grande parte dos atendimentos do Samu.
Maio Amarelo
Durante todo o mês de maio serão realizadas ações com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de sinistros e mortes.
Entre as atividades, está o lançamento do projeto me Leva Táxi que oferecerá 20% de desconto no valor final da corrida para os clientes de bares e restaurantes cadastrados. A ideia é que o cliente ao consumir bebida alcoólica, chame um táxi para levá-lo em casa, de forma segura, sem precisar ele dirigir após ingerir bebida alcoólica, contribuindo substancialmente na diminuição dos acidentes de trânsito.
Comentários sobre este post