Um público de aproximadamente duas mil pessoas prestigiou a Mostra Artística da Fundação Cultural de Palmas (FCP), realizada de 11 de novembro a 13 de dezembro.
A programação apresentou os trabalhos dos alunos de iniciação às artes dos quatro polos do Centro de Criatividade, encerrando com recital de violão do Núcleo de Cordas Dedilhadas (Nucorde), na sexta-feira, 13.
A mostra teve início com apresentações especiais do Projeto Casulo, Orquestra Buriti, Small Band e Coral Municipal, realizados no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré. Ao longo do evento, as atividades seguiram com apresentações no Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, Pracinha da Cultura, Casa de Cultura Professora Maria dos Reis e Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Os alunos dos cursos de música, artes visuais, teatro e dança exibiram o que aprenderam durante o semestre, vivenciando experiências como subir ao palco, expor suas obras de arte e se apresentar ao público.
Recital de violão
O recital de violão do Nucorde encerrou a mostra, nesta sexta-feira, 13, com um repertório diversificado, incluindo música popular brasileira, música clássica e composições autorais.
O núcleo, dedicado à prática da música em instrumentos de cordas dedilhadas, reuniu professores e alunos do Centro de Criatividade em um show que demonstrou as diversas possibilidades do violão.
Intervenção urbana lambe-lambe
Ainda como parte da mostra, os alunos do curso de serigrafia e introdução ao design de estamparia, promovido pelo Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, participaram de uma intervenção urbana utilizando a técnica de lambe-lambe.
A atividade trouxe o aprendizado da sala de aula para a prática em um espaço público, oferecendo aos participantes a oportunidade de transformar o ambiente e interagir com a comunidade local.
A intervenção aconteceu nos pilares de sustentação da futura área coberta do Espaço +Cultura, onde 30 cartazes em formato A3 foram aplicados em cada pilar, formando uma estampa corrida com continuidade visual.
As peças foram criadas, elaboradas e impressas como parte do programa do curso, utilizando a técnica de serigrafia para a produção das imagens.
Posteriormente, os cartazes foram colados com uma mistura de cola branca e água, caracterizando o estilo lambe-lambe.
“A atividade teve como objetivo não apenas expor a produção dos alunos, mas também tornar o ambiente mais acolhedor e atrativo à comunidade. A intervenção urbana, como forma de manifestação artística em espaços públicos, busca questionar as percepções sobre a arte e o uso do meio urbano”, ressaltou o professor do curso, Claúdio Montanari.
Centro de Criatividade
O Centro de Criatividade, projeto de formação da Fundação Cultural de Palmas (FCP), oferece cursos gratuitos de música, dança, artes visuais e teatro em quatro polos: Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém (1304 Sul), Pracinha da Cultura (Morada do Sol II) e Casa de Cultura Professora Maria dos Reis (Taquaruçu). O projeto atende crianças e adultos a partir de cinco anos, oferecendo aprendizado artístico e desenvolvimento pessoal.
Aluna de canto popular e integrante da Small Band, Luzenir Poli, ressalta sua experiência no projeto.
“Estou muito feliz porque achei que iria praticar o que já cantava, mas aprendi muito sobre técnica. Isso me ajudou a superar a insegurança e me deu mais desenvoltura no palco. Sou muito grata por esse espaço, que me fez crescer como pessoa e artista”.
As matrículas para o próximo semestre estarão abertas na segunda quinzena de janeiro. Mais informações serão divulgadas no portal Agência Palmas e no Instagram da Fundação Cultural de Palmas: @fcp.palmas.