O estado de São Paulo registrou 594 mortes no trânsito em maio deste ano, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (17) pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran – SP). Quase metade dos óbitos é de motociclistas — registro que teve aumento de 18,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.
As mortes nas estradas cresceram 5,9% no estado no mês de maio. Nos cinco primeiros meses do ano, foram contabilizados 2.496 óbitos, com aumento de quase 2% em comparação com 2024. Os óbitos de motociclistas já ultrapassaram mil registros — aumento de 5,3% em relação ao ano passado.
Apenas na cidade de São Paulo foram registradas 94 mortes em maio, que representa o maior número para um único mês desde o começo do ano. Em todo o estado, o percentual de fatalidade em relação aos acidentes é o maior desde 2019, com 5,09%.Play Video
De janeiro a maio, caíram os número de mortes de ocupantes de automóveis (-9,7%) e ciclistas (-2,2%), e o de pedestres ficou estável com 553 óbitos.
Disputa pela liberação do Mototáxi
Uma decisão do início do mês do Tribunal de Justiça (TJ-SP) suspendou o serviço de mototáxi em São Paulo e ratificou a recomendação judicial de 16 de maio para que, em até 90 dias, o município regulamente os serviços de mototáxi na capital. O prazo se encerra em meados de agosto.
A prefeitura é contra a liberação — mesmo que regulamentada — dos serviços. Porém, em meio ao prazo recomendado pela Justiça, Nunes deixou ao Legislativo a liderança nas discussões sobre a pauta.
Desde abril, a Câmara tem uma subcomissão para concentrar os debates sobre o tema. O colegiado corre com um prazo até o início de setembro — que vai além do recomendado pela Justiça — para apresentar um relatório sobre as discussões.
Um levantamento realizado pela 99, em parceria com o Instituto Cordial, afirmou que acidentes na modalidade mototáxi é quase três vezes menor do que no uso pessoal das motocicletas.
O estudo analisou as taxas de sinistros para cada 100 mil motociclistas, além de 1 milhão de viagens e 1 milhão de quilômetros percorridos.
Segundo o resultado, o índice de sinistros da 99Moto corresponde a oito sinistros para 34 por 100.000 motos, além disso, os sinistros com atendimento médico (sem fatalidade) é duas vezes menor (518 sinistros para 1.011, para cada 100.000 motocicletas) quando se comparam as corridas realizadas por intermédio de aplicativo com o uso geral de motos no Brasil.