O dublador José Santana, responsável pela voz em português do ator Chuck Norris e de personagens de “Os Simpsons“, morreu aos 83 anos, no último domingo (7), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela neta do artista, Letícia Gomes, que postou uma homenagem nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
Santana começou a trabalhar como locutor esportivo, de corridas de cavalo e radio-ator com 15 anos na Rádio Agulhas Negras, em Resende (RJ). Na década de 1960, passou pelas rádios Relógio, Eldorado e Guanabara, indo para a Rádio Nacional no início dos anos 1970 e participando de programas da extinta TV Tupi no Rio de Janeiro.
A dublagem surgiu na vida dele em 1972 e o levou a se tornar diretor na Herbert Richers quatro anos depois – função que ocupou na Telecine até o início dos anos 2000. Entre diversos trabalhos, Santana também foi a voz de Brian Cox como Logan Roy, em “Succession” (2018-2023), e de Hector Elizondo no filme “Um Tira da Pesada” (1984). Em “Os Simpsons“, era possível ouvi-lo como o diretor Seymour Skinner e Tony Gordo.
Homenagem

“Hoje enfrentei um dos dias mais difíceis da minha vida. Foram semanas duras, mas lembro que você sempre me dizia para ser forte, para não abaixar a cabeça e é assim que sempre quis me ver. Cá estou eu, vô, tentando, com o coração apertado, mas serena por saber que você viveu intensamente, aproveitou cada instante e agora descansou. Ali já não era mais você”, escreveu Letícia, compartilhando uma montagem de fotos com o avô.
“O que guardo comigo são os nossos momentos, as nossas lembranças e todo o amor que sempre me deu. Não é um adeus, é um até logo. Você sempre será minha maior inspiração, meu tudo, meu amor maior. Te amo além da vida, e por onde eu passar, levarei você comigo. Vá em paz, meu amor, e continue olhando por sua estrelinha aí de cima”, continuou.