Desde que Ethan Hunt apareceu nas telas em 1996, interpretado por Tom Cruise, a série de filmes “Missão: Impossível” se superou a cada novo capítulo, entregando momentos cada vez mais insanos, ousados e perigosos.
Tom Cruise não queria optar por dublês durante a gravação das cenas da franquia — arriscando a própria vida em momentos como escalada ao maior prédio do mundo e o pulo de um penhasco pilotando uma moto.
Os momentos mais malucos e perigosos de “Missão: Impossível”
Saltar de um penhasco com uma moto
“Missão: Impossível – Acerto de Contas: Parte 1 (2023)” traz o momento em que Tom Cruise salta de um penhasco pilotando uma moto. A sequência foi filmada em uma montanha na Noruega e exigiu meses de preparação. Cruise realizou o salto várias vezes para capturar o ângulo perfeito.
Prender a respiração por mais de 6 minutos
Em “Missão: Impossível – Nação Secreta (2015)”, Tom Cruise precisa se infiltrar em uma instalação submersa para trocar um chip de segurança em um sistema altamente protegido.
Para dar veracidade à cena, o ator treinou com mergulhadores profissionais e aprendeu técnicas avançadas de apneia. Como resultado, conseguiu prender a respiração por mais de 6 minutos durante as filmagens, sem uso de efeitos especiais ou cortes disfarçados.
Escalada no prédio mais alto do mundo
Cruise literalmente escalou o Burj Khalifa, conhecido como prédio mais alto do mundo com mais de 828 metros de altura, usando apenas cabos de segurança e luvas especiais. Ele correu pelo lado de fora do prédio e se jogou de uma janela para outra.
Se pendurar em um avião — em movimento
No último filme da saga de ação, “O Acerto Final (2025)”, o astro ficou pendurado na asa de um avião nas alturas. No Festival de Cannes, o diretor do longa-metragem comentou: “Tom [Cruise] se esforçou tanto que ficou tão fisicamente exausto que não conseguiu se levantar da asa. Ele estava deitado na asa, com os braços pendurados para a frente. Não conseguíamos dizer se ele estava consciente ou não. Você não pode fazer isso quando está inconsciente. Ninguém na Terra consegue fazer isso, exceto Tom Cruise.”
Pulando de um prédio (e quebrando o tornozelo)
Durante uma cena em que pula de um prédio para outro em “Missão: Impossível – Efeito Fallout (2017)” , Cruise quebra o tornozelo ao bater no muro, mas continua correndo até o fim da cena. A fratura foi real — e o take também entrou no filme.