A Prefeitura de Miracema do Tocantins comunica aos moradores e visitantes que iniciou, nesta segunda-feira, 23, a instalação de sete câmeras em diferentes pontos da cidade para a realização da contagem volumétrica de tráfego.
Trata-se de uma coleta sistemática do número de veículos que circulam em determinada via por unidade de tempo, procedimento essencial para o planejamento urbano, elaboração de projetos viários, dimensionamento de pavimentos e análise da capacidade das vias.
O levantamento está sendo executado pela equipe técnica do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), projeto cordenado pelo professor Humberto Xavier em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).
A ação integra mais uma etapa fundamental na construção do Plano de Mobilidade Urbana de Miracema do Tocantins, instrumento que orientará as políticas públicas voltadas à organização e melhoria do trânsito no município.
A contagem é realizada por meio de câmeras e uma solução de inteligência artificial capaz de classificar os tipos de veículos e identificar os fluxos horários e diários.
O estudo permitirá avaliar a demanda de tráfego, identificar horários de pico, analisar pontos de congestionamento e ocorrências de acidentes, além de subsidiar a proposição de melhorias para otimizar a circulação e aumentar a segurança viária.
A Prefeitura esclarece, ainda, que as câmeras não possuem caráter fiscalizatório e não são destinadas à aplicação de multas. Portanto, orienta-se que a população mantenha sua rotina habitual, sem alterar trajetos ou horários.
O objetivo exclusivo da ação é coletar dados técnicos que contribuam para um planejamento eficiente e para a construção de uma cidade com trânsito mais seguro e organizado.








PROPAGANDA NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!!!
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA E OUVIDA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348






