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Home Educação

Menos da metade das escolas públicas brasileiras está conectada à rede de esgoto

Da Redação por Da Redação
27/09/2025
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
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Menos da metade das escolas públicas brasileiras está conectada à rede de esgoto (48,2%) e apenas 38,7% das salas de aula contam com algum tipo de climatização. Os dados, divulgados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, evidenciam que a precariedade estrutural vai além da ausência de recursos pedagógicos e afeta diretamente o processo de aprendizagem.

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Daniele Mendes, coordenadora de Políticas Educacionais da Todos Pela Educação, explica ao Terra que os números revelam que a educação está intrinsecamente ligada às condições sociais do País.

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“A educação não é um mundo à parte. Quando falamos que as escolas não têm esgotamento, estamos falando de territórios inteiros que não têm acesso a esse serviço. Isso mostra que muitas escolas estão em áreas de vulnerabilidade social, e isso precisa ser priorizado por políticas públicas”, afirma.

Segundo o anuário, cerca de 95% das escolas públicas contam com itens básicos como energia elétrica, água potável e banheiros. Mas a ausência de saneamento, climatização e bibliotecas compromete o ambiente escolar.

“O aluno que está numa escola sem esgoto ou até mesmo sem água potável tem seu bem-estar afetado. E se o bem-estar não está garantido, não há como ter a atenção e dedicação necessárias ao processo de ensino-aprendizagem”, explica Mendes.

A coordenadora destaca ainda que infraestrutura escolar não se resume a laboratórios ou bibliotecas: trata-se de condições mínimas de conforto e saúde que impactam diretamente o desempenho. Pesquisas já apontam, por exemplo, que temperaturas elevadas reduzem o rendimento dos estudantes. No Brasil, o Estado com menor estrutura é Minas Gerais (11,7%), enquanto Rondônia lidera com 91,4%.

Desigualdade regional e social
As disparidades se tornam ainda mais visíveis quando comparadas escolas urbanas e rurais. Enquanto 71,3% das escolas públicas urbanas têm acesso a esgoto, apenas 8,8% das rurais contam com o serviço. O acesso não avança quando se considera as escolas privadas rurais (9,1%).

Em uma escala nacional, o cenário é mais crítico no Norte, onde o índice cai para 9,3%, com destaque negativo para o Amapá (7,3%).

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Para Mendes, a resposta passa pela equidade na formulação de políticas públicas: “Não basta investir mais em educação sem focalizar. As regiões que mais precisam devem receber mais apoio técnico e financeiro. A região Norte, por exemplo, enfrenta desafios logísticos e operacionais que encarecem a oferta de educação de qualidade. Isso precisa ser considerado como diretriz.”

Outro dado preocupante é a ausência de espaços de estímulo à aprendizagem. Menos da metade das escolas de Ensino Médio contam com laboratórios de Ciências (46,9%), e apenas 47,2% das unidades de Ensino Fundamental possuem bibliotecas ou salas de leitura.

“A falta de ambientes que incentivem leitura e tecnologia torna a escola menos atrativa para os jovens. Sem esses espaços, o engajamento dos estudantes cai e os professores também perdem recursos fundamentais para dar aulas mais eficazes.”

Essa carência se reflete no aumento da evasão escolar. “Quanto mais a escola for acolhedora e atrativa, menores são os riscos de abandono. Mas se faltam bibliotecas, laboratórios, saneamento ou climatização, o jovem encontra maiores dificuldades, e isso eleva as chances de distorção idade-série e evasão”, explica.

Embora 95,4% das escolas públicas estejam conectadas à internet, apenas 44,5% possuem conexão adequada para uso pedagógico.

“Esse é um grande problema, porque estamos formando jovens para o século XXI sem que eles tenham acesso a tecnologias de forma crítica e pedagógica. Muitas vezes a conexão existe, mas não há manutenção, dispositivos adequados ou estrutura para receber a rede”, aponta a coordenadora.

Segundo ela, é necessário realizar diagnósticos locais para identificar os gargalos e formular planos que assegurem a efetividade da conectividade nas escolas.

Avanços e desafios
O anuário mostra que os investimentos em educação cresceram 13% entre 2014 e 2023, somando R$ 540 bilhões em 2023, o equivalente a 4,9% do PIB. Ainda assim, o gasto por aluno no Brasil é de US$ 3.668 (cerca de R$ 19,6 mil) e está muito abaixo da média da OCDE, de US$ 11.914 (R$ 63,7 mil). 

Para Mendes, não se trata apenas de aumentar recursos, mas de melhorar a gestão. “O Brasil avançou, mas ainda falta prioridade política. Muitas secretarias de educação não possuem capacidade técnica para definir estratégias de combate à desigualdade. Analisar dados e identificar onde investir é um desafio que não depende só de orçamento, mas de gestão educacional.”

Fonte: Portal Terra

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Comandadas pela delegada titular da DECA, Danyelle Toigo, as ações investigativas foram deflagradas assim que a PC/TO foi informada sobre o caso, ocorrido na última segunda-feira, dia 10, por volta das 10h, na Quadra 804 Sul, em Palmas. Na ocasião, os dois adolescentes abordaram a vítima, um idoso de 77 anos, e, armados com uma faca, exigiram os pertences do homem.

 

Em dado momento, um dos adolescentes desferiu um golpe de faca na região abdominal do idoso. O homem foi socorrido e encaminhado para receber atendimento médico. Eles conseguiram levar o aparelho celular e fugiram em seguida.

 

De imediato, a delegada e sua equipe iniciaram as diligências, sendo que, no dia 12, a autoridade policial representou pela internação dos adolescentes, pleito que foi deferido pelo juiz da Vara da Infância da Comarca de Palmas.

 

No último dia 13, um dos adolescentes envolvidos no caso se apresentou à DECA, onde foi dado cumprimento ao mandado de internação. O outro adolescente se apresentou espontaneamente à Delegacia nesta sexta-feira. Dessa forma, os dois passarão por audiência de apresentação e, em seguida, serão conduzidos ao Centro de Internação Provisória (CEIP-Palmas), onde aguardarão manifestação do Poder Judiciário.

 

Um dos adolescentes envolvidos no caso já possui passagem pela Polícia por ato infracional análogo a furto.

 

A delegada titular da DECA, Danyelle Toigo, destacou que a pronta ação da Polícia Civil gerou uma resposta imediata, a qual resultou na apreensão dos adolescentes pelo ato infracional grave, garantindo que as medidas socioeducativas cabíveis sejam aplicadas conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

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