A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Caracterizada por dor, inchaço e rigidez nas articulações, ela é mais prevalente em mulheres e pode ser agravada por mudanças hormonais significativas ao longo da vida.
Um estudo, publicado no periódico Musculoskeletal Care, revelou que a menopausa pode intensificar os sintomas da condição, agravando a dor e o desconforto enfrentados por muitas mulheres.
A pesquisa foi conduzida pela National Rheumatoid Arthritis Society (NRAS), no Reino Unido, entre setembro e outubro de 2023. As participantes foram selecionadas por meio de um banco de dados da organização, e todas se identificaram como perimenopáusicas, menopáusicas ou pós-menopáusicas.Play Video
Por meio de questionários, o estudo explorou como a menopausa afeta a artrite, destacando questões como os efeitos hormonais e a percepção das pacientes sobre o agravamento da condição.
Piora nos sintomas de artrite reumatoide durante a menopausa
Os pesquisadores entrevistaram 779 mulheres com artrite reumatoide na perimenopausa, menopausa ou pós-menopausa. Quase metade delas utilizava terapia de reposição hormonal (TRH), mas apenas 30% relataram alívio moderado ou significativo na dor.
O estudo revelou que 80% das participantes notaram piora nos sintomas durante a menopausa e 10% relataram um agravamento severo. Além disso, 93% das participantes afirmaram nunca terem discutido a relação entre menopausa e artrite com seus médicos, e aquelas que abordaram o tema relataram que o foco estava na TRH ou no risco de osteoporose.
Os dados mostraram também que a menopausa frequentemente começa na faixa dos 40 anos, coincidindo com a intensificação da artrite. Pesquisadores sugerem que a queda nos níveis de estrogênio contribui para o aumento da dor e da inflamação nas articulações. Apesar disso, muitas pacientes relataram sentir falta de suporte médico adequado.
“Os pacientes gostariam de muito mais discussão sobre a menopausa, mas isso não está acontecendo atualmente. Eles estão recebendo conselhos conflitantes sobre TRH. Mais pesquisas são necessárias para esclarecer o impacto da menopausa em pessoas com artrite”, escreveram os autores no artigo.