A Federação Real Marroquina de Futebol anunciou nesta segunda-feira (19/1) que tomará medidas por conta da saída de campo do time de Senegal na decisão da Copa Africana de Nações. De acordo com o comunicado da entidade, os senegaleses, que conquistaram o título ao vencer por 1 x 0 na prorrogação, haviam desistido do confronto.
“A Federação Real Marroquina de Futebol anuncia que tomará medidas legais junto à Confederação Africana de Futebol (CAF) e à FIFA em relação à desistência da seleção senegalesa da final contra Marrocos e aos eventos que se seguiram à marcação de um pênalti pelo árbitro, decisão considerada correta pelos especialistas. Tal incidente impactou significativamente o andamento normal da partida e o desempenho dos jogadores”, diz trecho do comunicado.
A polêmica
Com a partida ainda em 0 x 0, a equipe de Senegal teve um gol anulado e, na sequência, aos 95 minutos, praticamente no último lance do jogo, o árbitro marcou um pênalti para Marrocos. Após a confirmação do VAR, o treinador dos Leões, Pape Thiaw, ficou revoltado com a decisão e retirou os jogadores de campo. No entanto, Sadio Mané, um dos capitães do time senegalês, pediu para que os atletas voltassem ao gramado.
A tensão ultrapassou o limite das quatro linhas e chegou nas arquibancadas. Torcedores de Senegal iniciaram um tumulto após a marcação da penalidade. Alguns fãs chegaram a arremessar cadeiras e invadir o gramado. Seguranças precisaram ser acionados para conter a confusão.
Ao todo, foram mais de 20 minutos de paralisação. Brahim Díaz, de Marrocos, foi para a cobrança, tentou de cavadinha, mas o goleiro Mendy não se mexeu e encaixou a bola.
Após toda a polêmica, o jogo foi para a prorrogação. Logo aos quatro minutos, Gueye recebeu após bom contra-ataque, finalizou de fora da área, no ângulo, e marcou o gol do título de Senegal.
Confira o comunicado da Real Federação Marroquina de Futebol:
“A Federação Real Marroquina de Futebol anuncia que tomará medidas legais junto à Confederação Africana de Futebol (CAF) e à FIFA em relação à desistência da seleção senegalesa da final contra Marrocos e aos eventos que se seguiram à marcação de um pênalti pelo árbitro, decisão considerada correta pelos especialistas. Tal incidente impactou significativamente o andamento normal da partida e o desempenho dos jogadores.
A FRMF também expressa seus sinceros agradecimentos a todos os torcedores marroquinos que permaneceram fiéis à seleção nacional, com sua presença maciça e apoio exemplar em todos os jogos e partidas. Agradece ainda a todos que contribuíram para o sucesso deste torneio continental”.






