O filme “Marley e Eu” (2008) é exibido na Sessão da Tarde da TV Globo desta terça-feira (12), e traz uma história comovente que fez sucesso ao redor do mundo.
Dirigido por David Frankel, o longa acompanha a história dos recém-casados John (Owen Wilson) e Jennifer (Jennifer Aniston), que decidem adotar um cachorro e chamá-lo de Marley, mas logo descobrem que o filhote é mais bagunceiro do que pensavam. Ao longo de 13 anos, Marley fica ao lado de John enquanto este passa por problemas no casamento, mudanças na carreira e na vida.
História real que inspirou “Marley e Eu”
O filme é inspirado nas memórias de John Grogan e seu cachorro, publicadas em livro e depois adaptadas para o cinema.
O jornalista publicou, em 2005, o livro autobiográfico “Marley & Eu: Vida e Amor com o Pior Cão do Mundo”, em que ele narra tudo que aprendeu ao conviver com seu cachorro por mais de uma década e o luto vivido após perder o cãozinho por conta de um problema estomacal.
No livro, ao contrário do filme, Grogan é apenas um observador que relata as peripécias de Marley, descrito como um cachorro que deixa um rastro de destruição por onde passa, mas sempre é perdoado por sua família amorosa.
Nas duas obras, no entanto, também é abordado o tema comovente do luto após perder um animal de estimação e a difícil decisão de realizar o procedimento de eutanásia para aliviar o sofrimento do cãozinho.