Estrelada por Isis Valverde no papel de Maria Bonita, e Júlio Andrade como Lampião, a série “Maria e o Cangaço” chega ao catálogo do Disney+ no próximo dia 4 de abril.
Com seis episódios liberados na plataforma de streaming, a produção nacional é baseada na história real, mas com uma nova perspectiva sobre as figuras centrais.
Saiba o que esperar de “Maria e o Cangaço”:
Olhar e protagonismo feminino na história do cangaço
Segundo comunicado do Disney+, a série traz um olhar diferenciado e pontual diante do que já é comum ouvir sobre o período do cangaço, que tem, na maioria das vezes, a figura de Lampião, como destaque exclusivo. Em “Maria e o Cangaço”, o foco se dá a partir da narrativa de Maria Bonita, que divide os desafios da própria vida, aliado ao desejo de tonar a maternidade uma realidade possível.
Antes mesmo de se consagrar uma potência na história, a jovem Maria de Déa era conhecida como uma jovem destemida, que não teve medo de colocar sua voz no mundo em que as mulheres eram submetidas aos desejos masculinos e a violência.Play Video
Série inspirada em uma história real
A produção também será inspirada no livro “Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço”, de Adriana Negreiros, baseada na história real de Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita – a primeira mulher a integrar um grupo de cangaceiros.
Na contramão da maioria, a jovem era alfabetizada e decidiu entrar no cangaço por vontade própria, se destacando por suas estratégias em batalhas e um grande símbolo de resistência feminina.

Fotografia que valoriza as paisagens do sertão
No enredo, “Maria e Cangaço” conta com diversas batalhas épicas, marcadas por relações políticas complexas, luta por justiça e sobrevivência. Para isso, a série apostou em uma fotografia que valoriza as paisagens naturais e áridas do sertão.
“Desde sempre pensamos em filmar em lugares onde o cangaço aconteceu de fato. A região de Cabaceiras foi bastante conveniente, pois era rica em paisagens e belezas naturais e entregava cenários fiéis à época. Além disso, os lajedos da zona rural de Cabaceiras tinham mais fácil acesso, com deslocamentos mais curtos e mais seguros”, comentou Machado em comunicado.

Elenco de peso
Além de Isis Valeverde e Júlio Andrade, a série ainda traz nomes como Rômulo Braga, Mohana Uchôa, Clebia Souza, Thainá Duarte, Geyson Luiz, Dan Ferreira, Jorge Paz e Chandelly Braz no elenco.