O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou no sábado, 22, uma mobilização em alusão ao Março Azul, campanha nacional de conscientização sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. Na ação realizada pelo setor de Imagenologia do hospital, foi realizada palestra para conscientização dos pacientes sobre a campanha, além do mutirão de 12 exames de colonoscopia.
Em cada sábado do mês, estão sendo realizados mutirões de exames de colonoscopia para detecção de sintomas e garantir o tratamento precoce da doença. Até o momento, 30 pacientes foram beneficiados. O mutirão que iniciou na primeira semana do mês, será finalizado no próximo sábado, 29, onde mais 05 pacientes serão atendidos.
A funcionária pública municipal, Keyla Lima, acompanhou a mãe, Doralice na realização do exame. “Essa ação é ótima e necessária. Quando a gente tem esse amparo hoje em dia, facilita muito. Hoje também teve palestra sobre o março azul e foi muito bom, eu sempre primo pela promoção da prevenção, exatamente por isso de que quanto antes descobrir, melhor. Minha mãe está fazendo esse exame, que é uma revisão do processo oncológico. Mas graças a Deus está tendo essa oportunidade de fazer esse exame de uma forma que não atrapalha o tratamento, e ela pode e dar continuidade”.
A médica e coordenadora do Serviço de Endoscopia do HGP, Nadja Chiavini, está realizando os exames do mutirão, e afirmou que, “o março azul foi escolhido pra firmar o mês de conscientização do câncer colorretal. Então, existe um movimento em todo o país para chamar atenção para essa grave doença. Aqui no HGP estamos fazendo um mutirão de colonoscopia. Então todos os finais de semana estamos fazendo os exames de colonoscopia de pacientes que estavam em lista de espera para avaliar esse cólon e ver até que ponto existem lesões que podem evoluir para um câncer colorretal”.
“As principais lesões que são pré-cancerígenas, são os pólipos. Então o pólipo que a gente encontra durante a colonoscopia a gente faz biópsia para fazer a avaliação anatomo patológica e a partir daí se houver alguma lesão inicial de câncer já é tratado, se não, continua o acompanhamento a cada cinco anos, quando o paciente não tem nada de doença na colonoscopia inicial. A partir dos 45 anos de idade todo paciente deve fazer a colonoscopia como exame de triagem das doenças colorretais, principalmente o câncer colorretal, que é uma das doença que mais matam no país”, ressaltou a médica.