O Fluminense encaminhou a contratação de Mano Menezes para o cargo de treinador. Ele aceitou a oferta do Tricolor nesta segunda-feira e, após todas as burocracias serem resolvidas, terá a missão de tentar salvar a equipe, que ocupa a lanterna do Brasileirão, com seis pontos em 13 partidas.
Mano chega para promover uma mudança na filosofia de jogo do time, que foi comandado por dois anos e dois meses por Fernando Diniz. Nesse período, conquistou a Recopa Sul-Americana de 2024 e a Libertadores e o Carioca de 2023.
Em entrevista coletiva na última terça-feira, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, afirmou que a “tendência” era Marcão comandar a equipe até dezembro. Mas a diretoria mudou de ideia rapidamente. Mário e os diretores Paulo Angioni e Fred entendem que é necessário contratar um comandante com bom histórico no Brasileirão de pontos corridos, mais defensivo e equilibrado.
Na última terça, Mário Bittencourt disse que tendência era Marcão comandar o time até dezembro
Mano Menezes teve contatos com a diretoria tricolor no fim da semana passada e mostrou-se disposto a aceitar o desafio depois de análises e reuniões. Conversou com Mário, Angioni e Fred sobre o que entende ser necessário mudar no elenco para conseguir equilíbrio e buscar reação urgente no Brasileiro.
Anteriormente, Mano e Fred tiveram rusgas de relacionamento, mas o ex-atacante, hoje dirigente do Tricolor, foi um dos entusiastas da contratação do treinador. Comandado por Mano no Cruzeiro e na Seleção, Fred conhece bem os métodos de trabalho do treinador.
“Sabemos que estamos devendo muito à nossa torcida, mas precisamos dela”, diz Thiago Santos
Mano Menezes está desempregado desde 5 de fevereiro deste ano, quando foi demitido do Corinthians. Agora, terá sua primeira passagem pelo Fluminense. No Rio de Janeiro, ele já comandou o Flamengo, em 2013.
Gaúcho de Rio Pardo, Luiz Antônio Venker Menezes tem 62 anos. São três títulos da Copa do Brasil no currículo, um com o Corinthians, em 2008, e dois com o Cruzeiro, em 2017 e 2018. Ele ainda conquistou cinco Estaduais entre Rio Grande do Sul (dois), São Paulo e Minas Gerais (dois).
Mano tem ainda uma passagem pela seleção brasileira. Em 2010, quando disputava o título do Brasileirão pelo Corinthians, foi contratado pela CBF após negativa de Muricy Ramalho. O Fluminense acabou campeão naquele ano.
Comentários sobre este post