Adrielly Cavalini/Governo do Tocantins
Foram três dias de intensa jornada, entre os dias 25 e 27 de agosto, em que equipes percorreram mais de 2 mil quilômetros de norte a sul do Tocantins. O esforço resultou na entrega de mais de 430 títulos de propriedade, um marco que mudou a vida de famílias que aguardavam há décadas pela segurança de ter em mãos o documento definitivo de seus imóveis. As entregas passaram por Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Alegre, Paranã, Talismã, comunidade Trevo da Praia em Gurupi, Nova Olinda e Presidente Kennedy, levando cidadania e esperança a cada destino.
As ações de regularização fundiária, realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Tocantins Parcerias, em parceria com o Poder Judiciário e as prefeituras, representam muito mais que a entrega de um documento. São a concretização do direito à moradia, a valorização das comunidades e a garantia de segurança jurídica para milhares de famílias tocantinenses.
Para a moradora de Novo Alegre, Edi Luciano da Silva, foram 38 anos de espera até este momento. “Estou muito feliz, porque eu não teria a condição de escriturar minha casa. Para escriturar, teria que pagar todos os IPTUs atrasados, e nunca pagamos porque não tínhamos escritura. Agora me sinto muito feliz. Só tenho a agradecer a todos que trabalharam para que recebêssemos esse título. Muito bom”, contou emocionada.
Em Talismã, a alegria também tomou conta de Sueli Mota de Oliveira. “É uma alegria não só para mim, mas para todo o município. Há quanto tempo esperamos por esses títulos. Hoje, o coração está em festa, e sei que toda a população de Talismã compartilha dessa mesma emoção”, disse a beneficiária.
Segundo a diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeiras Asmar, a importância da escritura vai além da conquista individual. “O título regularizado garante a valorização do imóvel, segurança jurídica, melhorias para toda a comunidade, trazendo UBS, infraestrutura, saneamento e possibilitando que o cidadão busque financiamentos para melhorar sua casa. Esse é um compromisso do governador Wanderlei Barbosa, em parceria com o Poder Judiciário e os municípios”, afirmou.
Trabalho conjunto
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, reforçou a importância da parceria entre os órgãos. “A Tocantins Parcerias têm oferecido suporte técnico e logístico essencial para que os municípios consigam avançar na regularização. Esse esforço coletivo é o que torna possível esse verdadeiro banho de cidadania que é a entrega dos títulos”, ressaltou.
Com equipes de técnicos sociais e colaboradores especializados, a Tocantins Parcerias tem sido peça-chave para que as entregas aconteçam de forma estruturada e contínua. As ações não param, e cada título entregue representa não apenas a realização de um sonho, mas também um novo capítulo de dignidade e desenvolvimento para as famílias tocantinenses.