Visando promover a integração entre os povos indígenas e a sociedade por meio do esporte, será realizada entre os dias 6 a 8 de setembro, a 2ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal, na aldeia Canuanã, no município de Formoso do Araguaia. A competição reunirá as etnias Karajá Ixi-Biowa, Javaé, Apinajé, Xerente, Krahô, Krahô-Kanela, Kanela, Avá Canoeiros, Pankararu, Guarani, Atikum, Fulni-Ô, Tuxá. O público-alvo será os indígenas de etnias do Tocantins e os convidados de estados vizinhos, como os Tapirapés, do Mato Grosso.
Com um público estimado de mais de 3.500 pessoas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), ao apoiar os jogos, visa propagar a riqueza cultural e tradicional indígena, muitas vezes desconhecida pela população local. Atualmente, a atração esportiva conta com mais de dez modalidades, 15 delegações e cerca de 1.600 atletas inscritos. Este ano será marcado pela participação da etnia Karajá nos jogos.
No ano passado, a competição foi definida pela entrada das modalidades tradicionais na programação dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal. Por meio de uma proposta da Sepot junto à Prefeitura de Formoso, a cultura indígena foi evidenciada por atividades esportivas, como arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, luta corporal, corrida, futebol, corrida com tora, natação e outras.
Para o diretor de Proteção à Cultura dos Povos Originários e Tradicionais da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Célio Thorkã Kanela, os jogos promovem a visibilidade, quebra dos paradigmas e preconceito desses povos junto à população. “Essa edição contará com uma participação em peso da nossa comunidade indígena. Temos como objetivo apoiar e fortalecer cada vez mais esse tipo de evento, atraindo investimentos para o turismo sustentável, gerando renda para a comunidade e, consequentemente, visibilidade para esses povos”, destacou.
MAIS INFORMAÇÕES
Os Jogos Indígenas da Ilha do Bananal apresentam a oportunidade de incentivar o esporte, a inclusão e a tradição indígena. O evento esportivo é uma realização da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Assuntos Indígenas de Formoso do Araguaia, com o apoio da Sepot, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Tocantins.