Debbie Nelson, mãe do rapper Eminem, faleceu na última segunda-feira (1), nos Estados Unidos, aos 69 anos.
De acordo com o site de notícias TMZ, ela enfrentava uma batalha contra um câncer de pulmão. O falecimento de Debbie ocorre cinco anos após a morte do pai de Eminem, Marshall Bruce Mathers Jr., aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco em 2019.
O relacionamento conturbado entre Eminem, de 52 anos, e sua mãe foi explorado em suas músicas, como os sucessos “Cleanin’ Out My Closet” e “Headlights”. Apesar das desavenças ao longo dos anos, Debbie sempre declarou seu amor incondicional pelo filho.
Ela engravidou de Eminem aos 18 anos, em 1972. A relação complicada entre eles também foi abordada no filme “8 Mile – Rua das Ilusões” (2002), inspirado na juventude do rapper, quando eles moravam em um trailer.
No mesmo ano, Debbie processou o rapper por difamação pela música “Cleanin’ Out My Closet”. Trechos da canção dizem: “Eu nunca desrespeitaria minha própria mãe só para conquistar fama/ Tire um segundo para ouvir antes de pensar que este álbum é um desrespeito/ Mas tente se colocar na minha posição, apenas tente imaginar/ Testemunhar sua mãe tomando pílulas prescritas na cozinha.”Play Video
Embora o conflito tenha se tornado público, ela afirmou estar disposta a uma reconciliação durante entrevista ao Village Voice em 2008. “Eu nunca vou desistir dos meus filhos. Não vou desistir de ninguém. Há esperança para todos.
É uma questão de engolir o orgulho. É como um pagamento descontado. Já foi, acabou. Você precisa seguir em frente”, disse na ocasião.
Cinco anos depois, em 2013, Eminem tentou fazer as pazes com a mãe ao lançar a música “Headlights”.
Na letra, ele admite: “Eu me joguei de cabeça, sem pensar em quem eu machuquei com o que disse/ Minha mãe provavelmente foi quem mais sofreu (…) E fico triste por não ter tido a chance de te agradecer por ser minha mãe e meu pai/ Então, mãe, por favor, aceite isto como uma homenagem que escrevi neste jato.”