O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sondou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para ocupar a vaga de ministro da Secretaria-Geral da Presidência.
O parlamentar sinalizou a aliados estar disposto a virar ministro, na vaga atualmente ocupada por Márcio Macêdo (PT). O convite deverá ser formalizado nos próximos dias, dizem interlocutores do presidente.
A princípio, o presidente deveria conversar com Boulos no retorno da China, mas o encontro só deve ocorrer agora quando Lula voltar de Montevidéu, no Uruguai, onde está para participar do velório do ex-presidente Pepe Mujica.
A mudança já está desenhada há meses. Desde março, o nome de Boulos circula como opção para a Secretaria, mas sem um convite fechado. Uma conversa mais direta entre os dois ocorreu no mês passado.
Petistas, no entanto, resistiam à entrada de um outsider na “cozinha do Planalto”. Apenas quadros do partido de Lula ocupam ministérios no Palácio do Planalto.
Apesar da resistência de uma ala da legenda, a avaliação no entorno de Lula é de que Guilherme Boulos tem a contribuir e deverá ajudar, especialmente, no contato com eleitorado mais jovem. Além de reaproximar o governo de movimentos sociais. Por mais de uma vez, o presidente demonstra insatisfação com o esvaziamento de atos.
Para ocupar a Secretaria, Boulos estaria disposto, inclusive, a não mais disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Lula tem dito que ministros que chegarem agora ao governo não podem deixar o cargo para disputar eleição em 2026.