O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (23/1) que “tem muita gente” que defende o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, por “falta de vergonha na cara”. O petista, porém, não citou nominalmente quem seriam essas pessoas.
“Não é possível que a gente continue vendo pobre ser sacrificado enquanto tem um cidadão, sabe, do Banco Master, que deu um golpe de mais de R$ 40 bilhões, mais de R$ 40 bilhões, sabe”, disse o titular do Planalto.
Esta foi a primeira vez que Lula falou publicamente sobre o caso de falência da instituição financeira.
“E quem vai pagar? É os bancos. É o Banco do Brasil, é a Caixa Econômica, que vai pagar, é o Itaú. Um cidadão que deu um desfalque de 40 bilhões nesse país. E tem gente que defende, porque também tá cheio de gente que falta um pouco de vergonha na cara nesse país”, completou o presidente.
A declaração foi dada durante evento de celebração do marco de duas milhões de moradias contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida desde 2023, em Maceió (AL). Na ocasião, também foram entregues 1,3 mil moradias do programa habitacional.
Caso Master
O caso Master está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) em inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Dias Toffoli.
As apurações sobre o Banco Master começaram em 2024, após o Banco Central detectar inconsistências em operações da instituição e levar o caso ao Ministério Público Federal. Com isso, a Polícia Federal instaurou um inquérito que revelou um esquema de fraude financeira baseado na emissão de títulos de crédito falsificados, sobretudo CDBs que prometiam rendimentos até 40% acima da taxa básica, patamar considerado inviável.
De acordo com a PF, o banco montava carteiras de crédito sem respaldo real e as repassava a outras instituições do sistema financeiro. Em 18 de novembro de 2025, a Operação Compliance Zero foi deflagrada e culminou na prisão de Daniel Vorcaro, proprietário e presidente do Banco Master, além de outros dirigentes.
Vorcaro foi detido no aeroporto de Guarulhos no momento em que tentava embarcar para Dubai em seu jato particular. Para os investigadores, a viagem de Vorcaro reforçou a suspeita de que seria uma tentativa de fuga do país.
As investigações em torno do Banco Master tem revelado que o esquema de irregularidades financeiras também atinge outros empresários, personalidades públicas e políticos.






