O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja uma reunião com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O objetivo, segundo assessores do governo, seria agradecer o empenho na votação do pacote fiscal e discutir a sucessão nas Casas Legislativas, marcada para fevereiro.
Além disso, a expectativa é de que o petista aborde também o futuro político de ambos fora do comando da Câmara e do Senado.
Lula já abordou o tema tanto com Pacheco como com Lira. Ambos, no entanto, de acordo com assessores do governo, sempre desconversaram.
Segundo auxiliares presidenciais, Lula não desistiu de fazer Pacheco candidato ao governo de Minas Gerais em 2026. Pacheco, porém, tem resistido e já afirmou que pode deixar a vida pública em 2027.Play Video
No Palácio do Planalto, há uma defesa para que Pacheco seja incluído na reforma ministerial, no comando da Justiça ou de Indústria e Comércio.
Já Lira tem a pretensão de ser candidato ao Senado em 2026. Por isso, resistem em até mesmo cogitar uma cadeira na Esplanada dos Ministérios. Um mergulho desse porte no governo pode atrapalhar os planos junto ao seu eleitorado em Alagoas.
Nas últimas semanas, porém, aliados do deputados defendem que ele assuma um cargo no governo federal para se manter em evidência até 2026, como a pasta da Agricultura.