O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta segunda-feira (13) a atuação de bancos públicos e o papel que tiveram durante a crise financeira de 2008. Lula participou por videoconferência da cerimônia em homenagem aos 164 anos da Caixa.
“Sem a Caixa e demais bancos públicos, nós não teríamos transformado em uma simples ‘marolinha’ o tsunami da crise financeira que varreu o mundo em 2008”, disse.
O chefe do Executivo também mencionou as reduções no índice de desemprego, com os menores níveis desde o início da série histórica, e o crescimento da economia acima das previsões de economistas. Deixou de fora, no entanto, o aumento da inflação acima da meta em 2024 e o patamar atual do dólar, que supera os R$ 6.
Em seu discurso, o presidente disse que a Caixa é um “exemplo de instituição” e destacou o papel do banco na operação de programas sociais do governo e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
No evento, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou que o banco foi criado em 12 de janeiro de 1861 com o “propósito de trazer cidadania para os brasileiros”, quando 15% da população era composta por escravos.
Servidor de carreira da Caixa, Vieira é o segundo presidente da instituição no mandato atual de Lula. O presidente do banco tomou posse em novembro de 2023, indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Vieira assumiu o lugar de Rita Serrano.