O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou os resultados da CNH do Brasil, novo modelo de habilitação lançado pelo governo federal. Segundo dados do Executivo, em uma semana, 323 mil cidadãos renovaram a carteira de forma automática. Outros 2,5 milhões de brasileiros deram início ao processo para tirar a primeira habilitação.
“Desde que lançamos a CNH do Brasil, já renovamos automaticamente, e sem custo algum, a carteira de habilitação para mais de 323 mil bons condutores que não tinham infrações. Além disso, 2,5 milhões de pessoas já solicitaram a primeira habilitação. Quase 1 milhão de pessoas, sem precisar pagar nada, já concluíram a parte teórica e receberam os certificados do curso de formação de condutores”, escreveu o chefe do Planalto em uma publicação, no X, nesta segunda-feira (19/1).
“Com isso, facilitamos a vida de quem não conseguia tirar a habilitação devido aos custos elevados das autoescolas. O que queremos é mais segurança no trânsito e mais comodidade e oportunidades de trabalho para os brasileiros”, celebrou.
A CNH do Brasil foi lançada no fim do ano passado – a iniciativa busca reduzir custos para obtenção do documento. Com a mudança, as seguintes etapas passaram a ser gratuitas:
- abertura do processo, que agora é pelo aplicativo “CNH do Brasil”, site do Ministério dos Transportes ou pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans);
- curso de formação teórica, que pode ser feito digitalmente, por meio do aplicativo;
- prova teórica, que pode ser repetida sem custos;
- o primeiro reteste da prova prática;
- emissão da primeira CNH, desde que feita de maneira digital.
O governo também mudou as regras para renovação do documento, que desde a última sexta-feira (16/1) passou a ser automática para motoristas que não cometeram infrações nos 12 meses anteriores ao vencimento.






