Um fato que ao longo dos anos vem se repetindo em Miracema do Tocantins mais uma vez gera revolta em alguns frequentadores das praias e margens do rio, o que demonstra a falta de educação de muitas pessoas e espírito de coletividade.
Estamos nos referindo a grande quantidade de lixo que é deixada no leito como demonstram as fotos da matéria cujo descarte de forma irregular cria problemas sociais e ambientais
“Isso é uma falta de respeito; qualquer cidadão pode participar da fiscalização do patrimônio público” alfinetou um banhista.
As pessoas simplesmente se veem no direito de jogar em qualquer lugar, inclusive, na Rampa do Ponto de Apoio garrafas, copos, restos de comidas, espetos de madeira usado, vidros quebrados e até preservativos.
Além de cometer um crime ambiental, o cidadão que faz o descarte inadequado de lixo em terrenos baldios ou área de preservação, está também colocando a saúde pública em risco.
“A prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente tem que criar um disk-denúncia para esse tipo de ação criminosa e colocar câmeras pelo menos aqui na região do Ponto de Apoio para que essa gente seja penalizada” disse outra pessoa.
PRODUÇÃO DE LIXO
A quantidade de lixo produzido todos os dias é muito alta, fruto de uma sociedade que a cada dia consome mais e não se atém a importância da conscientização sobre o descarte correto de seus resíduos sólidos.
AJUDA DA SOCIEDADE
Saiba como ajudar na manutenção da limpeza pública com atitudes simples:
• Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope as bocas de lobo e pode provocar enchentes.
• Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.
• Embale corretamente seu lixo em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado para evitar que eles se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.
• Proteja o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo que ele use as luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região ficará prejudicada.
ANUNCIE NO PORTAL LJ E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348
Comentários sobre este post