Tecnologia da informação, cuidados em saúde e finanças pessoais são as áreas que abrigam as três profissões que estão mais em alta no mercado de trabalho brasileiro. A informação é da rede social profissional LinkedIn, que apresenta os 25 cargos que mais crescem no Brasil.
O maior destaque é para o cargo de engenheiro de inteligência artificial, número 1 da lista. A atividade visa a construir sistemas que utilizam inteligência artificial (IA) para realizar tarefas como analisar dados, fazer previsões e observar padrões.
O levantamento do portal de empregos também aponta as localidades onde estão a maioria das vagas de cada profissão assinalada. No caso do gerente de IA, São Paulo, Florianópolis e Recife são onde estão a maioria das ofertas.
Para engenheiro de inteligência artificial, o tempo médio de experiência antes de chegar ao cargo é de 3,6 anos, geralmente com passagem pelas funções de engenheiro de software, cientista de dados e engenheiro de dados, por exemplo.
Uma curiosidade das vagas para engenheiro de IA é que quase duas em cada três (63,55%) são para trabalho remoto. Ainda há 13,55% para trabalho híbrido. A remuneração média mensal é de R$ 11 mil, mas pode chegar até os R$ 18 mil, conforme a plataforma Glassdoor.
Saúde e finanças
O cargo de técnico de enfermagem é o segundo mais em alta. A posição visa ao apoio a médicos e cuidados com pacientes. As localidades com mais oportunidades são Ribeirão Preto (SP), Brasília e Recife. O tempo médio de experiência para assumir a função fica em torno de 2,3 anos.
O planejamento e o cuidado com as contas pessoais pode ficar a cargo de um planejador financeiro. Esta profissão que aparece em terceiro no ranking visa a ajudar pessoas a gerirem o próprio dinheiro para o alcance de objetivos, tais como uma aposentadoria mais rentável.
Os municípios de Porto Alegre, São Paulo e Campinas (SP) são os centros destas oportunidades, que carecem de 5 anos de experiência. Geralmente, os profissionais passam antes pelos cargos de consultor financeiro e assistente administrativo, por exemplo.
As 25 profissões mais em alta incluem cargos distribuídos em áreas como agronegócio (cientista agrário), tecnologia da informação (assistente de dados), biológicas (técnico em microbiologia) e empreendedorismo (gerente de novos negócios).
Veja a lista completa:
- Engenheiro de inteligência artificial;
- Técnico de enfermagem;
- Planejador financeiro;
- Consultor(a) de assuntos regulatórios;
- Geofísico (a);
- Engenheiro (a) de segurança de processo;
- Especialista em gestão de contas;
- Cientista agrário;
- Consultor (a) de investimentos;
- Engenheiro(a) de confiabilidade;
- Assistente de dados;
- Técnico(a) em microbiologia;
- Assistente de pesquisa clínica;
- Gerente de relações corporativas;
- Gerente de novos negócios;
- Especialista em manufatura;
- Analista de auditoria;
- Chefe de gestão de cadeia de suprimento;
- Gerente de seleção;
- Gerente de instalações;
- Gerente de planejamento estratégico;
- Analista de energia;
- Gerente de projetos de marketing;
- Consultor(a) de logística;
- Analista de orçamento.






