Criado para promover a conscientização sobre o autocuidado e a reflexão de que viver é uma arte, o projeto “Foto Vida – A Arte de Viver”, contemplado no edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, trará um olhar sensível e artístico à luta contra o câncer. A proposta é oferecer um ensaio fotográfico coletivo para mulheres que estão em tratamento em Palmas e destacar a beleza dessas participantes, utilizando várias tipologias do artesanato tocantinense durante a produção. Idealizada pela fotógrafa Ludmilla Matos, a iniciativa foi classificada na categoria Artes Visuais – Módulo III e garantiu o recurso de R$ 40.000,00 por meio do edital lançado pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura (Secult).
A ação será dividida em duas etapas principais. A primeira fase ocorrerá no dia 29 de agosto e consistirá em um ensaio fotográfico realizado em estúdio, com a parceria do Senac, com quatro de seus alunos de fotografia envolvidos no projeto. A segunda fase será a exposição das imagens, agendada para o dia 14 de outubro, em consonância com o Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Em contrapartida, o acervo fotográfico será doado ao Hospital do Amor, proporcionando inspiração e força às mulheres em tratamento. Além disso, a exposição será itinerante e circulará por diversas unidades do hospital para ampliar seu alcance.
Segundo Ludmilla, o trabalho será inspirado nas obras da fotógrafa Mono Giraud. Ela espera transmitir a mensagem de que viver é uma arte e que, mesmo em momentos de adversidade, é possível expressar emoções e sentimentos. Em adição a isso, o projeto busca resgatar a autoestima das mulheres, ajudando-as a aceitar as mudanças corporais causadas pelo tratamento oncológico. Com a integração do artesanato tocantinense, como babaçu, capim-dourado e cerâmica, a exposição também se destaca por sua contribuição à cena cultural local e sua promoção do artesanato regional. “Já há um convite para participarmos do evento internacional de câncer de mama (BBCS), que acontecerá em Brasília, nos dias 16 a 18 de maio de 2025”, disse a proponente.
O projeto
Concebido no ano de 2018, o projeto Foto Vida é resultado da experiência pessoal da proponente, Ludmilla Matos, com o câncer e seu trabalho na fotografia. A primeira edição contou com o apoio de voluntários e realizou ações em Palmas-TO, Anápolis-GO e Goiânia-GO, resultando na exposição “Metamorfose”, que se tornou um projeto interestadual, com cobertura espontânea em jornais, TVs e sites. “Temos resultados de empreendedorismo após o projeto, além de depoimentos emocionantes de superação, que podem ser conferidos no @projetofotovida“, comentou a fotógrafa.
Conheça a proponente
Nascida no Sul do Pará, Ludmilla Matos chegou em Palmas-TO em 1993. Com formação em Administração e MBA em Gestão Empresarial, ela construiu uma carreira de 19 anos na área de gestão, além de atuar como educadora acadêmica por três anos. Casada e mãe de uma filha, cujo nome em latim significa “do mar,” Ludmilla teve a oportunidade de explorar paisagens deslumbrantes em seu percurso de vida, incluindo o Jalapão, Serras Gerais, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, o Litoral Paulista, Cachoeiras de Pirenópolis, Chapada dos Veadeiros e até o Chile.
Após enfrentar um problema de saúde em 2017, recebeu uma câmera fotográfica como presente e, a partir daí, se apaixonou pela arte de ressignificar o mundo ao seu redor. Desde então, Ludmilla se dedica exclusivamente à fotografia, usando-a como uma ferramenta de cura e expressão pessoal. Atualmente, é artista visual e fotógrafa com cinco anos de experiência no mercado de produção de quadros decorativos com paisagens do Tocantins e irá expor quatro obras autorais na Casa Cor Tocantins 2024.
Ficha técnica
Coordenação geral – Ludimilla Matos
Comunicação modelos – Thaís Aquino
Curador da exposição – Vone Petson
Diretor fotográfico – Evandro Ramos
Designer gráfico – Hemly Barsch
Jornalista – Cinthia Abreu
Maquiagem – Vitória Virginia
Tradutor de Libras – Mike Krutzmann
Comentários sobre este post