A Justiça da Itália marcou uma nova audiência para ouvir a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na quarta-feira (13). A parlamentar foi presa no país europeu na semana passada, em 29 de julho.
A data da nova oitiva foi informada pelo Ministério da Justiça ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta sexta-feira (8). Segundo o comunicado, a audiência ocorrerá na 4ª Seção do Tribunal de Apelação de Roma.
Na primeira audiência que passou, em 1º de agosto, a Justiça italiana determinou que a deputada deveria permanecer detida durante o processo de extradição para o Brasil. A deputada está no presídio feminino de Rebibbia, em Roma.
Na Itália, o Ministério do Interior, que equivale ao Ministério da Justiça brasileiro, recebeu do Farnesina – responsável pelas questões diplomáticas – o pedido de extradição do Brasil em 12 de junho. Após análise, o processo foi distribuído.
O Tribunal que recebeu o pedido deve avaliar a existência de condições de extradição, analisando documentação e a condenação pelo crime de invasão de dispositivo eletrônico.
Zambelli foi condenada pelo Supremo a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e estava foragida do país.