Alunos da segunda fase do ensino fundamental da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo protagonizam, na próxima segunda-feira, 22, a partir das 9 horas, a simulação de um julgamento de trânsito fictício. A ETI está localizada na Arno 31 (301 Norte), em Palmas. A edição de 2025 do Júri Simulado pretende gerar oportunidades para o desenvolvimento da oratória, persuasão e síntese, além de trazer informações acerca do Código Penal, Código de Processo Penal e Código de Trânsito Brasileiro e noções do Sistema Penal e das partes que compõem o Tribunal do Júri.
O projeto Júri Simulado, promovido anualmente pela escola, tem como objetivo proporcionar um ambiente pedagógico dinâmico e crítico, no qual os estudantes possam refletir sobre temas relevantes da segurança no trânsito por meio de uma metodologia ativa. O resultado do julgamento não é combinado, e sim decidido mediante as circunstâncias apresentadas pelas partes. Os jurados são escolhidos dentre as autoridades e visitantes presentes, que precisam ser convencidos pela atuação da defesa e da acusação, formadas por alunos. Autoridades das áreas da saúde, direito, educação e trânsito confirmaram presença no tradicional evento.
O júri ocorre durante a Semana Nacional de Trânsito, importante ação de conscientização e mobilização social em torno da responsabilidade coletiva na construção de um trânsito mais seguro. Segundo o coordenador de Educação para Cidadania e Trânsito da escola, Rausley Rodrigues, o Júri Simulado é uma ferramenta pedagógica eficaz que permite aos estudantes desenvolverem competências como argumentação, pesquisa, trabalho em equipe, oratória, empatia, senso de justiça e análise crítica da realidade. “A simulação de um julgamento criminal relacionado a um acidente de trânsito oferece um cenário realista para promover a reflexão sobre as consequências de comportamentos imprudentes nas vias públicas”, explica.