A Sessão da Tarde exibe nesta segunda-feira (13) “Joy: O Nome do Sucesso”, estrelado por Jennifer Lawrence. A trama escrita por David O. Russell, que também é responsável pela direção, e Annie Mumolo é baseada na vida de Joy Mangano.
O filme acompanha uma mulher divorciada, mãe de dois filhos, que vive na mesma casa que os pais divorciados e o ex-marido. Sua vida muda após ela inventar um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
Além de Lawrence, nomes como Bradley Cooper (“Sniper Americano”), Robert De Niro (“Taxi Driver”), Édgar Ramirez (“Caçadores de Emoção: Além do Limite”) e Virginia Madsen (“O Mistério de Candyman”) estão no elenco
Conheça a história de Joy Mangano
Nascida no Brooklyn e criada em Nova York, nos Estados Unidos, em 1956, Joy Mangano se formou na Pace University em administração de empresas – diferente do filme, em que ela abandona o ensino superior para ajudar a família. Foi lá, inclusive, que ela conheceu o seu primeiro marido, pai de seus três – um a mais do que na trama – filhos.
Ainda adolescente ela desenvolveu uma coleira fluorescente para animais de estimação, com o objetivo de tornar cães e gatos visíveis para motoristas durante a noite. Ela não chegou a patentear a ideia e uma empresa lançou um produto semelhante. Anos depois, em 1989, Joy lançou o produto que transformou sua vida: o esfregão Miracle Mop. Ele foi desenvolvido em um canto da loja de seu pai, como é mostrado no filme.
Ela passou a vender sua criação em comércios locais. Além disso, ela vendeu mil unidades em consignação à QVC, uma rede americana de televisão aberta e um dos principais canais de compras especializado em produtos domésticos. Como na trama, Joy convenceu um executivo da empresa de que o canal não não sabia como vender o esfregão, mas que ela poderia vendê-lo se tivesse a chance de ir ao ar.
Em sua primeira aparição, ela vendeu mais de 18 mil Miracle Mops. A partir do sucesso do produto, a empreendedora incorporou seu negócio como Arma Products, que viraria a Ingenious Designs. Em 1999, ela vendeu sua empresa para a USA Networks.
Ao longo dos anos ela criou outros produtos, como os cabides Huggales, flocados de veludo e antiderrapantes; a forever fragant, uma linha de neutralizadores de odores domésticos; e mais.
Em entrevista à revista Time em 2015, quando o filme foi lançado, Joy afirmou que o filme condiz com a realidade: “Não tinha dúvidas de que ele [David O. Russell, diretor e roteirista] faria tudo certo, e ele fez.”
No entanto, apesar da premissa estar alinhada com a vida da empresária, a protagonista Jennifer Lawrence disse à revista à época que o filme é apenas 50% inspirado na vida de Joy. A outra metade, segundo a atriz, vem “da imaginação de David e de diferentes mulheres ousadas que o inspiraram”.
Comentários sobre este post