Jovens e adolescentes das unidades socioeducativas do Estado do Tocantins participaram de oficinas de confecção de ovos de chocolate, gincana, roda de conversa temática e exibição de um curta-metragem. As ações ocorreram no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Centro de Internação Provisória Norte (Ceip), Ceip Central e na Unidade de Semiliberdade Masculina de Palmas (USL).
Case
No Case, foi realizada uma gincana e uma oficina de confecção de ovos de chocolate, em parceria com a Escola Mundo Sócio do Saber. Os jovens também puderam jogar futebol, tênis de mesa e diversos outros esportes e brincadeiras. Ao final da gincana, os adolescentes receberam ovos de chocolate confeccionados durante a oficina.
Ceip Norte
Já no Ceip Norte, a programação contou com uma roda de conversa temática em que os jovens puderam debater e fazer perguntas sobre perdão, recomeço e superação. Também foi exibido um curta-metragem sobre a ressurreição de Jesus, que deixou uma mensagem de fé e motivação. Os jovens da unidade também receberam chocolate no final das atividades de páscoa com mensagens de esperança e carinho.
Para o chefe da Unidade, Francivaldo Sousa, “ações como essas são fundamentais para a formação de adolescentes e jovens, pois vão além do simbolismo da data: elas promovem valores humanos, incentivam o diálogo e fortalecem o senso de pertencimento. Quando investimos em momentos de escuta, cuidado e acolhimento, estamos contribuindo para o desenvolvimento emocional e social desses jovens, oferecendo a eles caminhos mais conscientes e cheios de propósito”.
Ceip Central
As ações realizadas no Ceip Central envolveram a comunidade do Setor Taquari e Sônia Regina, em Palmas. Moradores da região receberam ovos de chocolate confeccionados pelos socioeducandos, além de cheiro verde colhido na horta da Unidade.
O chefe do Ceip Central, Joel Feitoza, disse que “é de extrema importância apresentar para a sociedade o trabalho que é desenvolvido pela unidade de internação provisória masculino de Palmas. Isso tira uma visão distorcida de que os adolescentes estão somente privados de realizarem atividades fora da unidade. Os adolescentes gostam destas atividades, são proativos e sempre cooperam para o desenvolvimento dessas ações”.
USL
Na USL masculina de Palmas, os socioeducandos também aprenderam a fazer ovos de chocolate, atividade que faz parte das ações socioeducativas em todo o Estado.