Em um protesto diferente, um grupo de jovens se reuniu em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora de Fátima, em Rio Sono, para cantar parabéns para o aparelho de Raio-X, adquirido em setembro de 2022 pela administração do prefeito Itair Martins, que completa dois anos sem funcionar. A ação simboliza a indignação da população com a situação precária da saúde no município.
O vídeo do protesto foi publicado nas redes sociais do candidato a prefeito Marcos Gama (PL) e já viralizou com quase três mil visualizações, poucas horas após a postagem. O link está disponível em: https://www.instagram.com/reel/C_vASHOuYyx/.
Saúde em Rio Sono está em situação crítica
Além do Raio-X inoperante, a UBS também enfrenta a falta de equipamentos de eletrocardiograma, laboratório, insumos e medicamentos, além da carência de médicos especialistas. “A Saúde de Rio Sono está precisando melhorar. Não resolve nada aqui. Aí tem que sair para fora. Tem pessoas que consultam bem aí e não conseguem o remédio, tem que mandar comprar em outras cidades em farmácias particulares. Quando precisa de atendimento, tem que pegar duas balsas para ir em Miracema para consultar. E quando não resolve lá, mandam pra Palmas”, afirmou o cozinheiro, José dos Santos.
O candidato a prefeito de Rio Sono, Marcos Gama (PL), afirmou que vai mudar essa realidade no município. “A saúde do nosso município está fazendo as pessoas sofrerem bastante. Falta humanização, investimento, principalmente nos povoados. Enquanto isso, a gestão atual gasta milhões com festas e combustíveis, tentando eleger a candidata que é sua parente. Vamos mudar essa realidade e cuidar do nosso povo como ele merece”, garantiu.