O estudante Hélio dos Santos Melo, da Escola Estadual Sampaio, localizada na cidade de Sampaio, região do Bico do Papagaio, está representando o Tocantins no programa Jovem Senador, em Brasília. A seleção para o programa acontece por meio de um concurso de redação, no qual o estudante foi o vencedor no Estado. O tema deste ano foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
Na última segunda-feira, 5, o estudante e mais 26 jovens, um de cada estado e do Distrito Federal, participaram da cerimônia de posse e foram diplomados pelo Senado. Na ocasião, os jovens votaram e escolheram sua própria Mesa diretora para organizar os trabalhos. Os escolhidos ficam responsáveis por coordenar as atividades, organizar debates e votações e representar os demais perante as autoridades do Senado.
O Jovem Senador tocantinense, Hélio dos Santos, revela que está sendo uma experiência única e enriquecedora. “Participar da Semana de Vivência Legislativa está sendo emocionante. Estou vivendo coisas que jamais sonhei que conseguiria viver. O programa muda realmente a nossa visão sobre a política. Além disso, também tenho a oportunidade de ter contato com diversas culturas e realidades, por meio dos outros 26 colegas que também estão nessa imersão”, contou o estudante.
A professora da Escola Estadual Sampaio, Amanda Silva Martins, que acompanha o estudante Hélio, ressalta a importância do projeto para os jovens da rede estadual. “Esta semana está sendo extremamente importante, transformadora e com diversos ensinamentos. Estamos vendo de perto toda a construção de uma lei e como o Senado se organiza institucionalmente. Toda essa vivência está sendo surreal”, pontuou.
Na sexta-feira, 9, os jovens senadores participam de uma sessão de encerramento no Plenário do Senado, onde devem apresentar os projetos trabalhados por eles durante a semana, com um espaço para debate e votação. No fim do programa, os trabalhos são publicados no Diário do Senado Federal.
Jovem Senador
O Programa Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro. O projeto acontece anualmente com estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal.
Para concorrer, os alunos participam de um concurso de redação com temas sociais e políticos, que mudam todos os anos. Os vencedores e seus respectivos professores orientadores, participam da Semana de Vivência Legislativa, que começou na segunda-feira, 5, e segue até sexta-feira, 9 de agosto, em Brasília, DF.