domingo, 15 de junho de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Jovem passa por 36 médicos até receber diagnóstico de doença rara

Demora no diagnóstico de doenças raras pode impactar saúde mental e qualidade de vida

CNN por CNN
29/04/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Jovem passa por 36 médicos até receber diagnóstico de doença rara

Renan Treglia Erritto passou por um longo processo até conseguir o diagnóstico de Ataxia de Friedreich, doença neurodegenerativa ultrarrara • Arquivo Pessoal/Renan Treglia Erritto

CompartilharCompartilhar

Renan Treglia tinha 16 anos quando começou a notar mudanças em seu corpo. Ele não conseguia, por exemplo, carregar uma garrafa da cozinha até seu quarto ou segurar uma bandeja em uma praça de alimentação sem derrubar o líquido contido no copo. Pouco tempo depois, começou a perder o equilíbrio das pernas.

ARTIGOSRELACIONADOS

O poder do visual: cinco dicas para homens elevarem a autoestima

O poder do visual: cinco dicas para homens elevarem a autoestima

14/06/2025
Artrite séptica pode destruir cartilagem e até levar a perda da articulação

Artrite séptica pode destruir cartilagem e até levar a perda da articulação

14/06/2025

Diante dos sintomas, procurou um médico, que o indicou para fisioterapia. Mesmo assim, já na faculdade, onde fazia um curso para ser piloto de avião, começou a ter dificuldades motoras e não conseguia realizar, com precisão, tarefas em um simulador. Tempos depois, sua fala começou a ficar “enrolada” e mais lenta.

Foi assim que ele começou uma verdadeira saga para descobrir a causa dos seus sintomas. Primeiro, uma consulta ao neurologista, que solicitou vários exames e, ao não conseguir detectar a origem do problema, o encaminhou para um ortopedista. O profissional também não conseguiu descobrir o que afetava Renan. Voltaram para outro neurologista.

No total, foi necessário consultar 36 médicos para Renan receber o diagnóstico correto: ataxia de Friedreich, uma doença rara neurodegenerativa que reduz a coordenação muscular e motora de forma progressiva, além de diminuir a expectativa de vida.

Por ser rara, informações atualizadas sobre sua epidemiologia são escassas, mas, de acordo com os registros da Friedreich’s Ataxia Research Alliance (FARA), a doença pode atingir um em cada 50 mil indivíduos — afetando aproximadamente 15.000 pessoas no mundo, sendo que a estimativa é de que o Brasil apresente a segunda maior população de pacientes.

Entenda o que é ataxia de Friedreich

A ataxia de Friedreich é um distúrbio neuromuscular genético que causa danos progressivos ao sistema nervoso. Os primeiros sintomas incluem tropeços e quedas frequentes, falta de equilíbrio, dificuldade para caminhar e problemas de fala, e costumam aparecer entre a infância e a adolescência.

A doença é causada por uma mutação no gene FXN, que codifica uma proteína chamada frataxina. Tal alteração genética impede o corpo de produzir quantidades suficientes de frataxina, resultando no acúmulo de ferro nas células e estresse oxidativo, o que leva à neurodegeneração. A doença gera danos às células do cérebro, da medula espinhal e dos nervos periféricos, assim como ao coração e pâncreas.

Por isso, pessoas que vivem com ataxia de Friedreich têm mais chances de desenvolver doenças cardíacas e diabetes, além de apresentarem uma expectativa de vida mais baixa, de até 37 anos.

Demora no diagnóstico de doenças raras impacta autoestima e qualidade de vida

O caso de Renan, hoje com 24 anos, não é uma exceção. Por serem pouco conhecidas, com incidência baixa e pouco estudadas, doenças raras podem levar anos para serem diagnosticadas corretamente. Além do maior risco da condição progredir, a demora também pode trazer consequências para a saúde mental e qualidade de vida.

“Eu comecei a ter um pouco de vergonha de frequentar a faculdade. Por conta do meu desequilíbrio, eu não conseguia andar muito bem. Pegar o transporte público começou a ficar perigoso para mim. Então, eu resolvi parar [de estudar]”, conta Renan à CNN.

A saga em busca do diagnóstico para sua condição gerou ansiedade no jovem, que também desenvolveu depressão. “Eu passava a noite chorando e precisei passar em um psiquiatra. Eu faço tratamento até hoje”, conta. Com o diagnóstico confirmado, a ansiedade piorou. “Eu pensei: ‘E agora? O que eu vou fazer?’. É uma doença que não existia medicamento na época”, relata.

A angústia sentida por Renan foi transferida para seus pais, que também desenvolveram depressão. “Havia vezes em que eu acordava para ir ao banheiro à noite e eles estavam acordados, conversando sobre o que eles poderiam fazer. Eles não conseguiam dormir”, conta.

“O caso de Renan está mais para regra do que para exceção”, afirma Alberto Martinez, professor do Departamento de Neurologia da Universidade de Campinas (Unicamp), à CNN. “A grande dificuldade [para o diagnóstico] se dá por ser uma doença ultrarrara. Eventualmente, os médicos que atendem não têm no radar a ataxia de Friedreich, por mais que seja a ataxia autossômica recessiva mais comum do mundo. É muito complexo e muito difícil de se deparar [com um caso como esse] na prática clínica”, explica.

Outro obstáculo citado pelo especialista é o próprio exame capaz de confirmar o diagnóstico da doença. Trata-se de um teste molecular que analisa o DNA do paciente para detectar a mutação no gene FXN e que não está no rol do Sistema Único de Saúde (SUS). “Um médico da unidade básica de saúde pode ter dificuldades para solicitar esse exame, e essa acaba sendo uma segunda barreira”, afirma Martinez.

Desafios no tratamento e esperança em novo medicamento

Outro desafio enfrentado por pacientes com ataxia de Friedreich. Até então, não há disponível para ser comercializado, no Brasil, um medicamento específico para o tratamento da doença.

Em abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Skyclarys (omaveloxolona), da Biogen, indicado para pacientes com idade igual ou superior a 16 anos, visando reduzir os sintomas neurológicos da doença. Apesar disso, ainda é necessária a definição do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para que o remédio esteja disponível para ser comercializado.

De acordo com Martinez, as opções de tratamento atualmente disponíveis incluem fisioterapia e fonoaudiologia. Também são recomendadas a psicoterapia e a terapia ocupacional. “É necessário esse arcabouço de tratamento que envolve múltiplos profissionais. No entanto, essa multidisciplinaridade é muito difícil de ser alcançada, principalmente na realidade do SUS”, afirma o especialista.

Enquanto aguarda a disponibilização do medicamento aprovado, Renan faz tratamento com uma diversidade de profissionais, incluindo modalidades como pilates e musculação para preservar sua massa muscular. O jovem também suplementa vitaminas, como magnésio, coenzima Q10 e vitamina B12.

“Com o tratamento que eu faço no psiquiatra e no pilates, eu consigo relaxar a minha mente e ficar tranquilo. Eu não esqueço [a doença], mas eu enxergo a vida de outro jeito”, afirma Renan. No entanto, sua esperança está no tratamento medicamentoso. “Ele não vai me curar, mas vai estabilizar a doença, podendo retroceder a como eu era dois anos atrás, e isso já é muito”, afirma.

Anterior

Sem o MVP, Eagles visitam Donald Trump na Casa Branca

Próximo

Plásticos comuns estão associados a 10% das mortes cardíacas, diz estudo

Próximo
Plásticos comuns estão associados a 10% das mortes cardíacas, diz estudo

Plásticos comuns estão associados a 10% das mortes cardíacas, diz estudo

LEIA TAMBÉM

Palmas

Prefeitura de Palmas amplia para 70 vagas e inscreve até terça-feira ambulantes para o Arraiá da Capital

14/06/2025
Palmas

Com apoio da Prefeitura de Palmas, oito atletas tocantinenses representarão o Brasil no Mundial de Beach Tennis, na Itália

14/06/2025
Palmas

Na Câmara, prefeito Eduardo critica descentralização dos recursos na rede de ensino: “Falsa democratização que atenta contra a economicidade”, diz

14/06/2025
Tocantins

Advogado e candidato a presidente do PT, Nile protocola reclamação no TRE-TO numa 2ª tentativa de conseguir vaga de Eli Borges para Célio Moura

14/06/2025
Política

Após novo decreto do IOF, Congresso acumula 42 projetos que sustam mudanças

14/06/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Prefeitura leva serviços de saúde à 20ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Palmas

14/06/2025
Segurança

CONCURSO PMTO: Mais de 34 mil candidatos farão provas objetivas e dissertativas neste domingo, 15

14/06/2025
Segurança

PRF e IBAMA realizam operação “Produto Perigoso” em Guaraí; foco eram as cargas perigosas

14/06/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas lança o projeto Palmas mais resiliente na segunda-feira, 17

14/06/2025
Palmas

Acidente com carreta na serra de Taquaruçu deixa óleo na pista

14/06/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Prefeitura leva serviços de saúde à 20ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Palmas
  • CONCURSO PMTO: Mais de 34 mil candidatos farão provas objetivas e dissertativas neste domingo, 15
  • PRF e IBAMA realizam operação “Produto Perigoso” em Guaraí; foco eram as cargas perigosas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Prefeitura leva serviços de saúde à 20ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Palmas

Prefeitura leva serviços de saúde à 20ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Palmas

14/06/2025
CONCURSO PMTO: Mais de 34 mil candidatos farão provas objetivas e dissertativas neste domingo, 15

CONCURSO PMTO: Mais de 34 mil candidatos farão provas objetivas e dissertativas neste domingo, 15

14/06/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.