Pedro Henrique de Moraes Oliveira, 18, sentiu alívio ao ver o nome na lista de aprovados no curso de medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O estudante sabia que não tinha passado em outros vestibulares, e a Unesp era sua última opção de universidade pública.
A surpresa foi ainda maior quando viu que passou na primeira colocação no curso. “Quando saiu a primeira chamada e vi meu nome, senti um peso enorme saindo dos ombros. Depois olhei minha colocação e não conseguia acreditar que eu era o primeiro lugar“, contou em depoimento enviado à CNN.
Ao longo de sua preparação, o jovem desenvolveu uma estratégia para os vestibulares. “Antes de qualquer exame eu fazia uma mentalização dentro da sala, repetindo para mim mesmo que eu estava preparado e era o melhor, o que me ajudava a manter a calma e focar“, contou.
Depois, ele começava os exames pela prova de matemática, já que era a disciplina que ele precisava ter maior concentração. “Depois eu resolvia física, química, biologia, geografia, português, inglês e história. Essa foi a fórmula que, ao longo de dezenas de simulados e provas antigas, eu desenvolvi para obter a maior pontuação possível“.
Além dessas estratégias, a preparação de Pedro Henrique foi baseada em uma rotina intensa de estudos. Ele ia para o Curso Anglo Jundiaí às 7h e assistia todas as aulas até às 14h. Depois ele almoçava, assistia às aulas da tarde e ficava estudando no cursinho até às 18h30.Play Video
Por isso, o jovem diz que a maior dica para outros estudantes melhorarem o desempenho nos vestibulares é valorizar o trabalho dos professores. “Assistir todas as aulas, participar e tirar dúvidas é o segredo”, comentou.
A outra dica é fazer muitos simulados. “Principalmente na Unesp que é uma prova muito previsível e com uma estrutura fixa de questões para cada área do conhecimento”, disse o aluno. Dessa forma, o candidato pode criar uma estratégia para maximizar sua pontuação.
A Unesp divulgou a lista de aprovados no dia 31 de janeiro. Neste ano, a universidade ofereceu 6.596 vagas de graduação em 24 cidades de São Paulo.