O contrato de José Mourinho com o Fenerbahçe foi rescindido, encerrando antecipadamente a passagem do técnico português em Istambul. A notícia foi divulgada oficialmente nas redes sociais da equipe turca nesta sexta-feira (29).
Mourinho, de 62 anos, assumiu o comando do Fenerbahçe em junho de 2024, após deixar a Roma. O comunicado do clube de Istambul, que busca seu primeiro título da Super Liga Turca desde 2014, afirmou que eles “concordaram mutuamente em rescindir” o contrato com Mourinho.
O ex-técnico de Chelsea, Real Madrid e Manchester United foi recebido por milhares de torcedores ao chegar a Istambul no início do verão passado, aumentando as expectativas de que o Galatasaray acabaria com o domínio recente do clube.
No entanto, o início inconsistente da temporada do Fenerbahçe e as dificuldades iniciais nas competições europeias colocaram sua posição sob pressão.
O clube não anunciou um sucessor. A demissão vem após a derrota e eliminação na fase de playoffs diante do Benfica, por 1 a 0, na Champions League, nesta quarta-feira (27).
No último Campeonato Turco, o clube terminou na vice-camepeão, perdendo para o rival o Galatasaray. Com Mourinho, Houve também a eliminaçã nas quartas da Copa do Turquia e nas oitavas da Liga Europa.
À frente da equipe em 62 jogos, Mourinho conquistou 37 vitórias, 14 empates e 11 derrotas.
Leia a nota emitida pelo clube:
Nos separamos de José Mourinho, que era o treinador da nossa equipe profissional de futebol entre 2024-2025. Gostaríamos de lhe agradecer pelos seus esforços em prol da nossa equipe até agora e desejamos sucesso na sua futura carreira.